Nas redes sociais, André Fernandes passou a usar foto com uma máscara escrito ‘censura’. Foto: Reprodução Instagram.

Os deputados estaduais cearenses votarão nesta quinta-feira (20) a suspensão do mandato de André Fernandes, ex-PSL, hoje filiado ao Republicanos. Há 1 ano, André começou a responder ao processo disciplinar aberto no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa, após ter acusado o colega Nezinho Farias (PDT) de envolvimento com uma facção criminosa no Ceará.

André e seu advogado deverão ter 45 minutos para realizar sua defesa, em seguida a votação deverá ser realizada de forma aberta, conforme definiram em plenário os parlamentares na última sessão da Casa. O deputado processado foi citado, inclusive por edital, para fazer sua defesa em plenário, como manda o Regimento Interno do Legislativo.

Espera de punição

André Fernandes não esconde que são grandes as chances de ter a suspensão do mandato por 30 dias aprovada, embora negue que tenha acusado o colega Nezinho. No entanto, pelo menos cinco parlamentares já se pronunciaram publicamente contrários à punição: Dra. Silvana (PL), Soldado Noelio (PROS), David Durand (Rep), Delegado Cavalcante (sem partido) e Leonardo Araújo (MDB).

Este último responde também a processo por quebra de decoro parlamentar, após quase ter ido às vias de fato com o colega Osmar Baquit (PDT). Na ocasião, a dupla trocou acusações graves e acabou denunciada pelo PROS.

Em pronunciamentos recentes, André Fernandes afirmou que, caso seja punido, Leonardo não poderia escapar de punição semelhante.

É justamente a existência de outros processos tramitando na Casa, que farão com que parlamentares tenham que voltar a julgar colegas, que causa constrangimento aos deputados na hora de votar pela punição de outro parlamentar. O próprio André responde a outros processos, assim como os já citados Leonardo Araújo e Osmar Baquit e, mais recentemente, Bruno Gonçalves (PL).