Foto: Dorivan Marinho/SCO/STF.

Em audiência realizada na tarde desta quarta-feira (9), no Supremo Tribunal Federal (STF), ministros da Corte se reuniram com um grupo de artistas para tratar de questões ambientais. O grupo entregou às ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber e aos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes um documento com 42 assinaturas de integrantes da classe artística em que pedem prioridade ao julgamento de processos que tramitam no STF sobre a matéria.

Leia mais: Artistas e indígenas brasileiros pressionam Congresso Nacional contra o desmatamento na Amazônia

Na lista de processos, estão os que tratam do desmatamento na Amazônia Legal (ADPF 760), do Fundo Amazônia (ADO 59), do Fundo Clima (ADPF 708) e das queimadas no Pantanal (ADPF 857), entre outros.

Estiveram presentes na reunião: Caetano Veloso, Paula Lavigne, Daniela Mercury, Seu Jorge, Emicida, Nando Reis, Maria Gadu, Lázaro Ramos, Elisa Lucinda, Mariana Ximenes, Alessandra Negrini, Paola Carosella e Christiane Torloni, entre outros.

Documento

No documento entregue aos ministros, os artistas demonstram preocupação com a gravidade do cenário ambiental no país, diante dos quadros irreversíveis de degradação do meio ambiente e de violações de direitos sociais. Eles pedem prioridade no julgamento de 11 processos que tratam de questões como o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, os direitos dos povos indígenas e de outros povos e comunidades tradicionais e os demais direitos sociais protegidos na Constituição Federal.

Fonte: site do STF.