Fernandes disse estar muito feliz com o retorno. “Feito pinto no lixo”, comparou. Foto: ALECE.

Após os 30 dias de suspensão a que foi condenado, o deputado estadual André Fernandes (Republicanos) retornou nesta quinta-feira (24) à Assembleia Legislativa do Ceará.

O parlamentar aproveitou o tempo da Ordem do Dia para levantar questionamentos sobre a conduta da Mesa Diretora da Assembleia, mais especificamente do presidente José Sarto Nogueira (PDT), no caso que culminou com a suspensão do mandato, fazendo uma comparação com o caso que envolve o colega Bruno Gonçalves (PL), que responde a processo no Conselho de Ética da Casa.

As acusações envolvendo Sarto, cuja candidatura à Prefeitura de Fortaleza pelo PDT foi confirmada durante a suspensão de André, vêm três dias antes de ser oficialmente iniciado o período da propaganda eleitoral que inaugura a campanha para a votação no dia 15 de novembro.

Segundo André, Sarto tratou de forma diferenciada os dois casos, por envolverem um deputado de oposição e um de situação ao Governo do Estado.

“Quando a imprensa abordava a denúncia contra mim, realizaram coletiva com o presidente desta Casa, e ele disse se tratar de algo sério, que os fatos falavam por si só e precisavam ser analisados de forma célere. Este ano, no caso do deputado Bruno Gonçalves, Sarto afirma que o vídeo da denúncia foi editado e necessitava de perícia. Entro nas redes sociais e vejo Bruno Gonçalves apoiando a candidatura do Dr. Sarto. Fica meu questionamento. Por que comigo foi diferente? Por que é que o presidente desta Casa, Dr. Sarto, tratou com tanta disparidade ambos os casos?”, discursou.

Em defesa da presidência

As declarações de André ocorreram no final da sessão, já após as votações, quase no apagar das luzes, com plenário praticamente vazio. Após isso, porém, diversos parlamentares pediram a palavra, enquanto outros que estavam nos gabinetes voltaram ao plenário para rebater o colega.

O primeiro a defender o presidente foi Acrísio Sena (PT), que presidia a sessão naquele momento. O petista defendeu a forma ‘democrática e republicana’ que Sarto conduz todos os assuntos na Casa.

Na sequência, falou a líder do governo na Assembleia, Augusta Brito (PCdoB). “Fui a relatora do processo e em nenhum momento tive pedido do presidente Sarto para condenar ou absolver o deputado André Fernandes”, salientou a deputada.

Ela manifestou a sua surpresa pelas insinuações sobre a interferência do presidente Sarto no processo de suspensão do mandato de André Fernandes terem sido feitas só hoje no plenário pelo parlamentar, que retornou às atividades após cumprir um mês de suspensão de seu mandato. “Me surpreende que isso venha ser falado agora, que o presidente Sarto é candidato à Prefeitura de Fortaleza”, complementou a deputada.

Pré-candidato preterido na corrida do PDT à Prefeitura, Salmito lembrou que via pedetistas reclamando com Sarto da demora do processo de André, no que sempre eram respondidos que todos os trâmites legais seriam seguidos rigidamente, como prega o Regimento Interno.

Deputados partiram em defesa do presidente José Sarto. Foto: Blog do Edison Silva.

1º secretário da Mesa Diretora, o deputado Evandro Leitão (PDT) afirmou que ambos os casos foram conduzidos com a celeridade necessária para a tramitação e o esclarecimento para a sociedade. O deputado lembrou que dias atrás André Fernandes, que não votou em Sarto na eleição da Mesa, afirmou que se conhecesse o presidente como conhece hoje, teria mudado o voto e o apoiado. “É de se estranhar que, no momento político que nós estamos, o deputado venha fazer esse tipo de ilação”, lamentou.

Também integrante da Mesa Diretora, Danniel Oliveira (MDB) afirmou não existir qualquer reunião em que parlamentares sejam tratados de forma diferente. O emedebista lembrou que mesmo estando representado por outra candidatura nas próximas eleições de Fortaleza (o MDB apóia Heitor Férrer -SD) fez questão de trazer o testemunho a favor de Sarto.

A última a se manifestar foi a deputada Silvana Oliveira (PL), do mesmo partido de Bruno Gonçalves. Quando André Fernandes falou anteriormente que a legenda apoiava Sarto, a parlamentar fez questão de afirmar que ela não apoiava.

Sua Nota Tem Valor

Silvana reclamou do fato de ter sido divulgado que Sarto foi o responsável pela inclusão das igrejas no programa Sua Nota Tem Valor, quando ela e o deputado David Durand (Republicanos) foram os que lutaram pela inclusão junto à Sefaz. “Não é verdade que os deputados são tratados de forma igual nessa Casa”, reclamou.