Deputado Andre Fernandes pede desculpas ao deputado Nezinho Farias. Foto: Dário Gabriel/ALECE

O deputado estadual André Fernandes (PSL) usou, nesta quinta-feira (4), a tribuna da Assembleia Legislativa para pedir desculpas ao deputado estadual Nezinho Farias, a quem acusou, no Ministério Público estadual, com base em informações chegadas ao seu gabinete, de fazer parte uma organização criminosa. Os representantes do Ministério Público arquivaram a denúncia por falta de consistência, depois de o próprio André ter dito a procuradores e promotores de não ter detalhes para fundamentar a representação que fez.

Hoje (4) o deputado Nezinho foi à tribuna da Assembleia, comemorar a decisão do Ministério Público e recebeu a solidariedade de quase todos os deputados que estavam na sessão. André foi logo depois à  tribuna para pedir desculpas, ao tempo que confirmou já ter respondido a uma das representações contra ele, por quebra de decoro parlamentar, feita pelo PSDB. Uma segunda foi feita pelo PDT. .

“Me desculpo com o deputado Nezinho, por toda a proporção negativa que esse assunto deu. Me desculpo por não ter de fato analisado qualquer denúncia que chegou ao meu gabinete. E me desculpo, de fato, por ter trazido à tona um assunto que eu tenho certeza que fez vossa excelência e a família do senhor sofrer”, afirmou André, em seu pronunciamento feito próximo ao término da sessão, quando a maioria dos parlamentares já havia deixado o Plenário.

Antes,  em coletiva concedida no dia 24 de junho, o parlamentar afirmou que não pediria desculpas, pois estava apenas encaminhando uma denúncia levada ao seu Gabinete, acrescentando que sequer revelado o nome de Nezinho e também não descumprira o Regimento Interno da Casa. O deputado também voltou a negar que tenha apresentado a denúncia contra o colega, apesar de seu nome constar como denunciante junto ao MPCE.

“Queria só lembrar a vossa excelência, para que não cometa outros erros daqui para frente. Vossa excelência disse que não cometeu nenhuma denúncia, que fez o seu papel de ir ao MPCE. Primeiro, devo lembrar a vossa excelência quando subiu na tribuna e expôs seus colegas usando deputados, no plural, na quarta-feira (12/6). Na sexta (14/6), vossa excelência vai ao MPCE e, em frente ao MPCE, tem uma foto protocolando uma denúncia contra um deputado lá no MPCE”, afirmou Nezinho, após parabenizar André pela humildade ao pedir desculpas, naquele momento.

Mais cedo, também em pronunciamento na tribuna, Nezinho se emocionou ao comentar o arquivamento da denúncia no MPCE por falta de provas e destacar o sofrimento de sua família e seu, após quinze dias tendo seu nome vinculado a facções criminosas. O pedetista ainda criticou o colega por levar adiante uma denúncia feita sem qualquer embasamento ao seu gabinete e, com isso, macular a reputação de outros parlamentares.

Recuo

Deputado Nezinho Farias assiste a pronunciamento do deputado André Fernandes /Foto:Blog do Edison Silva

Em seu pronunciamento, André ainda culpou a imprensa e o deputado estadual Elmano de Freitas (PT) pela repercussão de seu pronunciamento. No dia 12 de junho, André usou a tribuna para afirmar que chegara ao seu gabinete denúncias sobre ligação de deputados com facções criminosas.

Em seguida, no dia 14, encaminhou uma denúncia de três páginas acusando Nezinho de apresentar um projeto para facilitar a lavagem de dinheiro por parte das facções através da regulamentação de jogos digitais de azar. O projeto do pedetista discorre sobre jogos eletrônicos, cada vez mais populares entre jovens. André nega a responsabilidade pela denúncia, alegando que apenas encaminhou o material levado ao seu gabinete.

Durante a coletiva, André chegou a dizer que o “eleitor” que levara a denúncia a seu gabinete prometera apresentar material como vídeos e fotos, que nunca chegaram às suas mãos. Por fim, hoje, Fernandes recorreu à sua inexperiência para justificar a situação. Na coletiva, o deputado também afastou a possibilidade de sua inexperiência o ter levado a cometer erros.

“Talvez por inexperiência minha de não saber como funciona a questão de Ministério Público, de sigilo, ou então se eu deveria apenas, e eu deixo bem claro que isso não irá se repetir, de apenas chegar qualquer denúncia e eu simplesmente encaminhar para o Ministério Público sem antes averiguar. Então, por inexperiência isso foi feito”, alegou André Fernandes.

Entre os deputados que tentaram apaziguar a situação, destacaram-se Leonardo Araújo (MDB), que aparteou André parabenizando o deputado por reconhecer seu erro e pedir desculpas, duas coisas que o parlamentar ainda não havia feito. E o deputado Evandro Leitão (PDT), que encorajou André a reconhecer o erro e pedir desculpas. Logo em seguida, André retomou seu pronunciamento, pediu desculpas e pôr o erro na conta da imprensa, de Elmano e de sua inexperiência.

Conselho de Ética

PSDB e PDT já representaram contra André Fernandes no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa. Mesmo com o pedido de desculpas o deputado não se livrará dos processos no Conselho de Ética.