Augusta Brito disse não crer que adiamentos tenham representado desrespeito à sub-relatoria, pois o deputado André tem interesse na finalização do processo. Foto: ALECE.

Após duas tentativas frustradas, a sub-relatora do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Ceará, deputada Augusta Brito (PCdoB), conseguiu ouvir o deputado André Fernandes (PSL) na tarde da última quarta-feira (16) sobre o processo de quebra de decoro movido contra ele, após ter acusado o colega Nezinho Farias (PDT) de integrar facção criminosa. Posteriormente à denúncia, André desculpou-se com o colega no plenário.

A oitiva deveria ter ocorrido no último dia 02 de outubro, mas foi adiada a pedido do parlamentar, que alegara ter compromisso importante em Brasília/DF. O encontro então foi remarcado para quarta-feira da semana passada, dia 09, mas novamente não aconteceu, agora devido a um atraso de André Fernandes. O sentimento na Casa é de que o deputado tenta adiar o desfecho do processo, para arrefecer os ânimos.

A sub-relatora, Augusta Brito, explica os próximos passos. “Ouvidas as partes, vamos juntar as provas e, no período de aproximadamente uns 10 dias, a gente vai apresentar o relatório“, disse ao Blog do Edison Silva.

O Conselho de Ética já reconheceu que Fernandes quebrou o decoro parlamentar, sugerindo, inclusive que ele fosse condenado, restando agora qual sanção deva ser aplicada pela sub-relatora, e em seguida, colocada em discussão no Conselho de Ética.