Deputado André Fernandes não chegou à tempo de se reunir com a sub-relatora, Augusta Brito. Foto: Assessoria da AL/Arquivo.

O deputado André Fernandes (PSL) não foi novamente ouvido pela sub-relatora do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa, a deputada Augusta Brito (PCdoB). O encontro deveria ter ocorrido na tarde da última quarta-feira (9), após adiamentos anteriores. O sentimento de alguns deputados é que ele deseja levar o caso para o próximo ano, para esfriar os ânimos dos que querem que ele seja punido severamente.

No entanto, após novo atraso de André, o depoimento teve que ser remarcado novamente, agora para a próxima quarta, dia 16/10. “Estávamos lá e esperamos mais de meia hora. Infelizmente, ele (André Fernandes) teve um contratempo. Ele disse que não conseguiu chegar a tempo”, explicou Augusta. A parlamentar disse não encarar como desrespeito a atitude do colega, afirmando crer que realmente deva ter ocorrido algo que o impediu de chegar. “Entendo que o interesse maior tem que ser dele”, acrescentou.

O Conselho de Ética já reconheceu que Fernandes quebrou o decoro parlamentar, sugerindo, inclusive que ele fosse condenado, restando agora uma sanção que deve ser aplicada pela sub-relatora, e em seguida, o parecer colocado em discussão no Conselho de Ética. Augusta Brito já ouviu o deputado Nezinho Farias (PDT), outra parte envolvida. Ela explica que, após ouvir a defesa de André, enviará para ele seu parecer. O deputado terá então nova oportunidade de se manifestar em sua própria defesa, antes de a sub-relatoria entregar o relatório final.

Há um sentimento entre deputados de que André está querendo levar o caso para o próximo ano, na tentativa de esfriar os ânimos de alguns dos seus colegas que reclamam uma punição exemplar, por seus discursos agressivos contra colegas, levantando suspeição contra alguns sobre envolvimentos com o crime organizado.