Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado.

A bancada do Psol na Câmara dos Deputados encaminhou ofício ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com sugestões de medidas para garantir, na eleição da Mesa Diretora na segunda-feira (01/02), a proteção de deputados mais idosos e que fazem parte do grupo de risco da Covid-19.

Entre as sugestões estão a criação de um esquema de drive thru para deputados do grupo de risco não deixarem os carros; escalonamento em grupos e turnos dos servidores; urnas sem cortinas; e medição de temperatura e testagem daqueles que estiverem presentes no dia.

“Em razão dos altos índices de contaminação observados em todo o País e pelo aumento da circulação nos aeroportos de parlamentares e assessorias, medidas rigorosas de controle da proliferação do vírus nesta Casa devem ser urgentemente encaminhadas”, afirmou a líder do partido, deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP).

Procedimentos
Conforme decisão da Mesa, a eleição será totalmente presencial, com urnas dispostas no Plenário e nos salões Verde e Nobre, espaços que ficarão restritos aos parlamentares, de forma a evitar aglomerações e manter o distanciamento.

Os deputados do grupo de risco que forem votar no Salão Nobre poderão ingressar pela Chapelaria, enquanto os demais deputados só poderão ingressar pelas portarias dos anexos 2, 3 e 4.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.