Luís Roberto Barroso. Foto: Carlos Moura/SCO/STF.

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, publicou nota manifestando-se sobre os quarenta anos do dia 15 de março de 1985, data em que José Sarney assumiu a Presidência da República, depois de 21 anos de governo dos militares.

Confira a nota do ministro Barroso:

“A minha geração traz as cicatrizes da ditadura e viveu as promessas da democracia. Nem todas se realizaram, mas somos hoje muito melhores do que éramos ontem.

Ainda temos dívidas históricas a saudar com relação à pobreza e à desigualdade. O autoritarismo flui pelas promessas não cumpridas da democracia, de prosperidade e de oportunidade para todos. Precisamos honrá-las.

Nesse momento em que há escuridão no horizonte global, nós podemos ser as luzes do caminho. Tenho muita fé no Brasil e creio que com integridade, civilidade, idealismo, competência e progresso social, temos tudo para sermos a sensação do mundo. Democracia sempre”.

Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça.