Deputado Guilherme (PT) demonstrou incômodo com o nível dos debates na Casa Legislativa. Foto: ALECE.

O deputado Guilherme Sampaio (PT), que é vereador licenciado de Fortaleza, demonstrou surpresa com a qualidade do debate que vem sendo realizado na Assembleia Legislativa do Ceará, o que julga estar aquém do esperado.

Durante suas falas na sessão desta quarta-feira (23), o petista criticou o bolsonarista Delegado Cavalcante (PTB), que defendeu manifestações no dia 7 de Setembro, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Antes, Guilherme já havia confidenciado sua decepção com o funcionamento do plenário da Casa.

“Nos submetemos aqui a ouvir um deputado na tribuna fazendo apologia a um levante, em apologia de ameaças à democracia. Tenha vergonha, rapaz”, disse Guilherme Sampaio dirigindo-se ao deputado Delegado Cavalcante.

Segundo ele, ao se licenciar da Câmara de Fortaleza e tomar posse como deputado na Assembleia, esperava um debate mais qualificado daquele praticado no Legislativo da Capital cearense, o que não ocorre de forma plena, em sua opinião.

“Com muita sinceridade, assisti na semana passada debate no Parlamento transformar deputados e deputadas em figurantes de stories (nas redes sociais) de quem nem pisa no plenário da Assembleia. Será que é a isso que vamos transformar esse Parlamento?”, questionou. De acordo com ele, é a democracia que permite que parlamentares subam à tribuna para falar o que pensam. “Isso é grave”, lamentou ele em relação ao chamamento aos protestos feito por Cavalcante.

Ainda em seu pronunciamento, Sampaio criticou falas que ele considerou desrespeitosas ao ex-presidente Lula, proferidas por Delegado Cavalcante. Segundo ele, os ataques ao líder petista têm se intensificado por ele estar liderando nas pesquisas eleitorais para a disputa presidencial de 2022. “Lula é inocente. Quem está preso é o presidente de seu partido, Roberto Jefferson. Vá para a tribuna explicar esse presidiário, porque o outro a quem vossa excelência se refere é inocente”.

“Urgência para fazer levante? Levante vai ter na sua rede de Whatsapp. No Brasil vai ter resistência e a Assembleia está aqui para assegurar isso. Nós todos deveríamos ser guardiões desse princípio. Respeite meu partido, zele pela democracia, exerça seu papel, fale o que achar que é correto, mas vamos fazer debate à altura do que o povo espera. A população espera que a gente possa dar um salto a mais para estarmos a altura do povo” – (Guilherme Sampaio)

Veja os discursos dos deputados Delegado Cavalcante (PTB) e Guilherme Sampaio (PT):

Delegado Cavalcante, após ouvir as falas do petista, solicitou direito de resposta por ter se sentido ofendido, o que não foi acatado pelo presidente da sessão, Fernando Santana (PT). O parlamentar afirmou que iria atrapalhar a plenária, caso não tivesse o pleito atendido. O deputado, então, foi repreendido por Santana.

“O senhor é maduro, é homem. Não confunda minha educação, com estar aqui com medo de tomar atitude quando estiver presidindo. Não vou estar aqui para ouvir gritos ou estar vencido por grito de ninguém. Vamos manter a calma e o respeito ao povo cearense. O povo quer ouvir e assistir ação dos deputados para melhorar a qualidade de vida do povo do Ceará”, disse Fernando Santana. Veja: