Evandro Leitão presidiu a sessão, que foi realizada de forma remota. Foto: Reprodução.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), iniciou a sessão desta terça-feira (27) lamentando a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de negar a importação da vacina russa Sputnik V, que havia sido solicitada por governadores do Norte e Nordeste.

“Lamentamos que, no dia em que o Ministério da Saúde muda o discurso e recomenda estocar vacina pela escassez de doses, a Anvisa nega a liberação da vacina Sputnik para os estados do Nordeste, incluindo o nosso Ceará. Vale lembrar que é uma vacina com eficácia de 91,5% contra a doença e é utilizada em 60 países, incluindo Argentina e México”, afirmou.

Na sequência, Evandro trouxe informações para “tranquilizar a população” sobre o abastecimento de oxigênio hospitalar no Estado. Ele lembrou que, após explosão ocorrida no último sábado (24) em Fortaleza numa das fábricas da White Martins, principal fornecedora de oxigênio medicinal no Ceará, a companhia informou que já foram remanejados cilindros de outros estados.

Segundo a empresa, o Ceará recebeu 1.240 cilindros para suprir a demanda dos hospitais.