Desembargador Raimundo Nonato Silva Santos transfere o domicílio eleitoral para Juazeiro do Norte. Foto: Ascom/TRE.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará – TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, em entrevista ao jornalista Edison Silva na TV da Transparência, informou que o Tribunal Superior Eleitoral – TSE enviou R$ 26 milhões para a realização das eleições municipais deste ano no Estado.

“É o suficiente. Dá tranquilamente para a gente fazer as eleições”, assegurou o presidente, acrescentando que o TRE criou uma secretaria especificamente para cuidar das Eleições 2024 e o Estado foi subdividido em quatro polos admistrativos (Fortaleza, Juazeiro do Norte (concentra 22 Zonas Eleitorais), Sobral e Quixadá.

“O nosso objetivo é atingir os 7 milhões de eleitores aptos a votar no Ceará. Uma outra frente nossa é transformar duas cidades, Maracanaú e Juazeiro do Norte, em municípios com mais de 200 mil eleitores”, informou. Atualmente, só Fortaleza e Caucaia ultrapassaram esse número, e portanto, têm a possibidade de realizar segundo turno de votação nas eleições municipais.

“Juazeiro está mais próximo [dos 200 mil]. Começamos uma frente de trabalho quando inicialmente estava com 185 mil eleitores”, lembrou o desembargador.

“Pensando nessa possiblidade, nós deslocamos a unidade móvel, que faz dez atendimentos sumultâneos, para Juazeiro. Temos o Cartório Eleitoral com mais dez atendentes, dois bairros com atendimento (Franciscano e Pirajá) e o Shopping Cariri com atendimento e também atendimento itinerante nas escolas de ensino médio e fundamental. São 50 postos ao todo. Existem romeiros de estados vizinhos que passaram a morar em Juazeiro e estão com situação eleitoral irregular”, comentou o desembargador.

Até esta sexta-feira (3/5) a terra de Padre Cícero tinha mais de 198 mil eleitores inscritos. Dia 8 próximo encerra-se o cadatramento eleitoral em todo o País. Menores que completam no dia das eleições (6 de outubro) 16 anos, é facultativo, mas já podem votar. Obrigatório é o voto do eleitor de 18 aos 70 anos.

O presidente do TRE disse na entrevista que tem dois projetos que ele quer copiar do Tribunal Eleitoral do Paraná: um é a celeridade na divulgação do resultado das eleições e o outro é energia solar. “Lá eles tem uma fazenda solar e não pagam um centavo de energia porque eles têm um parque solar que abastece todos os cartórios eleitorais e o Tribunal Regional Eleitoral. Nós já começamos com essa ideia em três cidades: Tauá, Crateús e Ibiapina. Mais sete projetos – para Fortaleza e seis cidades no Interior – estão sendo licitados. Próximo ano a energia solar vai alimentar todos os prédios da Justiça Eleitoral do Ceará”, disse o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos.

Mutirão em Fortaleza

Endereços e horários de funcionamento no mutirão eleitoral:

Shopping Riomar Kennedy
Endereço: Av. Sargento Hermínio Sampaio, n.º 3100, Praça Central (Piso L1) – Presidente Kennedy
Funcionamento: dias úteis, das 8h às 17h | sábado e domingo, das 8h às 17h

Shopping Riomar Fortaleza
Endereço: Rua Desembargador Lauro Nogueira, n.º 1500, Espaço de Eventos (Piso L2) – Papicu
Funcionamento: dias úteis, das 8h às 17h | sábado e domingo, das 10h às 19h

Shopping Giga Mall
Endereço: R. José Hipólito, n.º 264, Praça Central (Térreo) – Messejana
Funcionamento: dias úteis, das 8h às 17h | sábado e domingo, das 8h às 17h

North Shopping Jóquei
Endereço: Av. Lineu Machado, n.º 419, Praça de Alimentação (Piso 3) – Jóquei Clube
Funcionamento: 02, 03, 06 e 07/05, das 10h às 19h | sábado e domingo, das 10h às 19h | 08/05, das 10h às 17h

Central de Atendimento do TRE-CE – Unidade Sul
Endereço: Rua Dr. Pontes Neto, n.º 800 – Eng. Luciano Cavalcante
Funcionamento: dias úteis, das 8h às 17h | sábado e domingo, das 8h às 17h

Central de Atendimento do TRE-CE – Centro
Endereço: Rua Jaime Benévolo, n.º 21 – Centro
Funcionamento: dias úteis, das 8h às 17h | sábado e domingo, das 8h às 17h

Serviço
Mutirão de atendimento do TRE-CE em Fortaleza
Quando: 22 de abril a 8 de maio de 2024.