A posse está marcada para dia 1º de janeiro. Foto: CMFor.

Passado o período eleitoral, e com o aumento no número de casos de pessoas infectadas com Covid-19 no Ceará, o governador Camilo Santana apresentou novo decreto com restrições para alguns eventos públicos e privados.

Após decisão do Poder Executivo estadual, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) resolveu que a diplomação do prefeito Sarto (PDT), do vice Élcio Batista (PSB) e dos vereadores eleitos em Fortaleza, se dará de forma remota.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique (PDT), também está em busca de uma solução para a realização da posse do prefeito, do vice e dos parlamentares eleitos para a próxima Legislatura, visto que o decreto do governador Camilo Santana valerá entre 15 de dezembro de 2020 e 4 de janeiro de 2021.

Diplomação dos eleitos que seria realizada de forma presencial, ocorrerá virtualmente

De acordo com o decreto governamental, durante este período estão suspensos quaisquer eventos sociais e corporativos, privados ou públicos, em ambientes abertos ou fechados no Estado.

A posse dos 43 vereadores eleitos, bem como do prefeito Sarto e seu vice, Élcio Batista, pode gerar aglomeração, visto que, geralmente, este tipo de solenidade atrai familiares, amigos, lideranças políticas, imprensa e outras autoridades.

O Blog do Edison Silva questionou ao presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique, se haverá alguma mudança na realização do evento de posse. O chefe do Poder Legislativo afirmou apenas que esta questão ainda estava sendo analisada, visto que o decreto do governador Camilo Santana foi anunciado somente na sexta-feira (11).

O presidente da Casa Legislativa já havia publicado ato no Diário Oficial do Município (DOM) disciplinando os procedimentos preparatórios para a posse dos parlamentares eleitos para o quadriênio 2021-2024. De acordo com o documento, a solenidade acontecerá no dia 1º de janeiro de 2021, às 16 horas, no plenário da Câmara Municipal.

Ainda de acordo com o texto, “para adentrar no plenário os(as) Parlamentares eleitos(as) devem estar em traje de passeio completo, no caso dos homens, composto por paletó e gravata”.