Durante sessão, deputados sugeriram a participação de outras entidades na audiência. Foto: Reprodução/TV Assembleia.

Membros do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec), do Ministério Público, assim como representantes de outras entidades da área de Saúde, serão convidados para a audiência programada pela Assembleia Legislativa que vai ouvir o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Edmar Fernandes.

O dirigente entrou com Pedido de Providência, junto à promotoria de Justiça da Saúde Pública, solicitando esclarecimentos de denúncias de que profissionais estariam sendo pressionados a atestar o resultado dos óbitos como “suspeita de COVID-19”, sem que se fazer quaisquer exames mais precisos.

Atestado de óbito: denúncia de pressão sobre médicos gera debate na Assembleia Legislativa

A irresignação da Assembleia com o presidente do Sindicato dos Médicos é política, mas o CRM precisa agir em respeito aos profissionais agredidos pelo colega

A ação do Sindicato dos Médicos gerou reação por parte de deputados da Assembleia Legislativa que acusam Fernandes de estar se utilizando de ação política para tentar enfraquecer as medidas adotadas pelo governador Camilo Santana. No requerimento apresentado e aprovado na quinta-feira (14), o presidente Edmar Fernandes foi convidado a prestar esclarecimentos sobre as denúncias feitas.

Assim como foi solicitado por alguns parlamentares durante votação do requerimento, membros do Cremec, Ministério Público e outras entidades também poderão participar da audiência, que deve acontecer através de videoconferência. Ainda na última quinta-feira (14), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), solicitou ao MP uma cópia do pedido feito pelo Sindicato dos Médicos.

De acordo com Sarto, a oficialização do pedido, por meio da Procuradoria da Casa, tem por objetivo solicitar esclarecimentos ao presidente do sindicato, Edmar Fernandes, sobre quem são os autores das denúncias, bem como os médicos que estão sendo pressionados e quem está realizando essa pressão sobre eles.

Delegacia

O requerimento solicitando audiência com Edmar Fernandes foi protocolado pelos deputados Augusta Brito (PCdoB) e Guilherme Landim (PDT) e aprovado com a maioria de votos dos parlamentares presentes à sessão. Somente Delegado Cavalcante (PSL) se posicionou contrário à medida. De acordo com Landim, além do Ministério Público e Cremec, a Delegacia de Crimes Contra a Administração Pública também pode participar da audiência.