Guilherme Landim defende a suspensão ou adiamento do pagamento do IPVA durante a pandemia do coronavírus. Foto: Blog do Edison Silva/Arquivo.

Dois requerimentos tratando da postergação do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Ceará foram aprovados durante sessão deliberativa remota da Assembleia Legislativa do Ceará, na tarde desta quarta-feira (08).

Os requerimentos, com teor semelhante, tiveram autoria dos deputados Guilherme Landim (PDT) e Heitor Férrer (SD).

“Num momento economicamente difícil como este, prorrogar o prazo de pagamento do IPVA é tão importante quanto as medidas de auxílio já apresentadas pelo governo. Nosso requerimento vem nesse sentido: adiar o pagamento para que o cidadão possa utilizar seus recursos com necessidades mais emergenciais, como a alimentação, por exemplo”, destacou Landim ao Blog.

O requerimento de Landim dizia: “Suspende ou prorroga a cobrança do IPVA pelo período que perdurar a pandemia do novo coronavírus, dependendo da situação fiscal do Estado”.

 

 

 

Heitor espera que o governo aprove o requerimento de sua autoria. Foto: Blog do Edison Silva/arquivo.

O de autoria de Heitor Férrer diz: “requer envio de ofício ao governador do Estado do Ceará, Sr. Camilo Santana, solicitando a prorrogação dos prazos para pagamento do IPVA’.

Por sugestão do líder do governo na Casa, deputado Júlio César Filho (Cidadania), a redação dos requerimentos foi alterada para: “O Governo não medirá esforços, dentro de suas possibilidades fiscais, para prorrogar o pagamento do IPVA no Estado do Ceará”.

Julinho comprometeu-se analisar a possibilidade do adiamento, juntamente com os técnicos do Governo, para verificar se há ou não viabilidade econômica para a prorrogação ser aprovado. A matéria deve entrar em votação na semana que vem, mesmo período de vencimento da parcela do IPVA de abril.

O Blog do Edison Silva já havia informado anteriormente sobre a intenção do deputado Heitor Férrer em adiar o pagamento do imposto devido ao coronavírus.