Prefeito de Sobral postou em sua rede social registro do prêmio recebido pela gestão. Foto: Reprodução/Instagram.

No Seminário Efetividade da Gestão Municipal, promovido nesta sexta-feira (13) pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Prefeitura de Fortaleza foi premiada na área do Planejamento, enquanto a Prefeitura de Sobral acabou sendo premiada pela atuação na área Educacional. Também presente ao evento, o prefeito o Ivo Gomes aproveitou para mostrar grande preocupação quanto à questão do Fundeb, que tem garantias somente até 2020. “Nós estamos sem dormir de noite. Porque o Fundeb, o último ano dele é 2020, precisa ser aprovada uma nova emenda constitucional para instituir ou um novo Fundeb, de novo provisório, ou que ele seja uma coisa permanente, para que a gente não passe por essa aflição de tempos em tempos”, lamentou.

O prefeito cobrou do Governo Federal uma política nacional de incentivo à educação, analisando metas e ajudando os municípios a atingirem essas metas de aprendizagem. Ivo diz ter contato direto com a bancada federal cearense, que tem muito apreço à questão do Fundeb. “A luta lá que eles estão me dizendo é para que, acho que a prorrogação do Fundeb já é um consenso, mas agora a queda de braço está pelo maior aporte de recursos da União no Fundeb”, explicou, sem deixar clara a dependência das prefeituras aos valores aportados pelo Fundeb para o custeio da educação.

Ivo Gomes fala da dependência das cidades em relação ao Fundeb; ouça:

 

Citando o exemplo de Sobral, Ivo afirmou que sem a verba do Fundo, as escolas fecham as portas. “Eu estou falando isso de forma muito objetiva para alertar a população e a imprensa, porque é nesse nível: se não tiver Fundeb, não tem escola. Porque não tem dinheiro para pagar professor, para pagar custeio, para nada na educação. Os recursos do município estão longe de serem suficientes para financiar a educação”, concluiu.