PT de Fortaleza busca unidade interna para, em seguida, procurar aliados de esquerda para seu projeto. Foto: Divulgação.

Apesar de algumas lideranças partidárias de esquerda no Ceará defenderem, no discurso, uma maior aproximação entre representantes deste espectro ideológico, a tendência é que nas eleições de 2020 todos (ou quase todos) estejam em palanques diferentes. O Blog do Edison Silva conversou com alguns dirigentes que afirmaram que, pelo menos no primeiro turno, há interesse no lançamento de candidatura própria.

Recentemente, durante encontro que consolidou o nome do vereador Guilherme Sampaio como presidente do PT de Fortaleza, muito se falou sobre a necessidade de união interna da legenda com foco na disputa eleitoral do próximo ano. Acontece que, por enquanto, nenhuma outra legenda quer se alinhar à sigla petista para a disputa eleitoral vindoura.

Após desavenças internas, Guilherme Sampaio é escolhido presidente do PT de Fortaleza

PT de Fortaleza busca unidade, mas não há consenso sobre nome de Luizianne Lins para disputar a Prefeitura

O deputado estadual Elmano de Freitas, por exemplo, afirmou que há um diálogo e aproximação maior com nomes do PSOL, principalmente em pautas do movimento “Lula Livre” e contra as privatizações promovidas pelo Governo Jair Bolsonaro.

Ele destacou que dá, sim, para haver uma aliança com a sigla socialista, até porque, conforme mencionou, no Rio de Janeiro os petistas devem apoiar uma eventual candidatura do deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) à prefeito da capital fluminense.

Candidatura própria

Liderança do PSOL no Ceará, o deputado estadual Renato Roseno, discordou dessa possibilidade, pelo menos em um primeiro turno da disputa majoritária de 2020. De acordo com Roseno, o partido quer e terá candidatura própria à Prefeitura de Fortaleza. Ele salientou, inclusive, que seu nome está à disposição do partido para enfrentar os demais adversários que devam surgir nos próximos meses.

Em 2016, isolada e sem apoio de coligação, a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, ficou na terceira posição entre os candidatos mais bem votados naquele pleito. Para 2020, a tendência é que a sigla petista siga, outra vez, sozinha na disputa. Elmano de Freitas acredita que o cenário político é outro, que a imagem do PT melhorou nos últimos anos.

Aliados de última hora do PT, na esfera federal, o PCdoB há muito tempo se alinhou em Fortaleza ao PDT de Roberto Cláudio, inclusive, tendo um líder de Governo no primeiro mandato do pedetista. A tendência natural, conforme informou o deputado Carlos Felipe (PCdoB), é que a sigla permaneça no arco de alianças da atual gestão.

Ferreira Gomes

O mesmo deve ocorrer com o PSB, partido que também faz parte do arco de alianças do prefeito Roberto Cláudio. A Rede Sustentabilidade tem se alinhado cada vez mais ao PDT de Ciro e Cid Gomes.

Tanto que no evento de filiação da atual presidente do partido, a ex-vereadora Toinha Rocha, os irmãos Ferreira Gomes e o próprio prefeito de Fortaleza compareceram ao encontro juntamente com os presidentes dos dois principais poderes legislativos do Estado, ambos pedetistas.

Partidos de esquerda com menor densidade eleitoral na Capital cearense, como PCB, PCO e PSTU, também podem apresentar seus representantes, como comumente vem sendo praticado por eles nos últimos pleitos.

O PCB, por exemplo, geralmente se alinha ao PSOL. Já o PSTU, depois de desavenças internas, decidiu deixar de lado a parceria que tinha com PSOL. O PCO, por sua vez, chegou até a lançar candidatura nas eleições gerais do ano passado, mas que teve pouca relevância para o pleito em si.

E+

O PT deve ir para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza, mais uma vez, isolado.

PCdoB, PSB e Rede tendem a se alinhar à uma candidatura pedetista.

PSOL terá candidatura própria, podendo contar com o apoio de PCB na disputa majoritária.

A assessoria de imprensa do PSTU afirmou que o partido pretende lançar candidato a prefeito de Fortaleza.