Guilherme terá como missão unir o partido em torno de um nome para a disputa de 2020. Foto: Divugação

Após alguns embates internos, o vereador Guilherme Sampaio, um dos principais opositores do prefeito Roberto Cláudio na Câmara de Fortaleza, foi escolhido presidente da executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) na Capital cearense. O anúncio foi feito na tarde de hoje, em coletiva de imprensa, realizada na sede do poder legislativo municipal. O parlamentar terá como missão principal  unir o partido em torno de um nome para a disputa de 2020.

Desde a realização do primeiro turno das eleições internas do PT havia confusão para se saber como seria o processo do segundo turno, marcado para acontecer no dia 29 de setembro próximo. Isso porque o segundo colocado na disputa, o ex-presidente do PT de Fortaleza, Raimundo Ângelo, o “Raimundinho”, teria desistido de disputar um novo pleito com seu correligionário.

PT de Fortaleza busca unidade, mas não há consenso sobre nome de Luizianne Lins para disputar a Prefeitura

Petistas querem unidade interna de olho na disputa eleitoral de 2020 em Fortaleza

Acontece que o grupo liderado pelo deputado federal José Airton Cirilo, que teve Liliane Araújo como candidata em terceiro lugar, não foi comunicado do acordo e ameaçou colocar o nome de Liliane na disputa em uma eventual desistência de Raimundinho. A deputada federal Luizianne Lins, porém, teve que entrar em contato com José Airton para costurar acordo entre todos.

Ainda na quinta-feira (12), enquanto Acrísio Sena dava como certa a aliança interna em torno do nome de Guilherme Sampaio, José Airton afirmou ao Blog do Edison Silva que estava chateado por não ter sido comunicado sobre o eventual acordo de unidade. Ele chegou a dizer, inclusive, que o nome de Luizianne Lins não era unanimidade para a disputa do pleito eleitoral do próximo ano, se colocando, inclusive, como potencial candidato petista às eleições municipais de 2020.

Na tarde desta sexta-feira (13), pouco antes do início da coletiva de imprensa, o deputado federal mudou o tom do discurso e disse que o partido, a partir de agora vai trabalhar unificado em defesa de candidatura própria. “Nós vamos trabalhar para sairmos unidos, não só agora, mas também nas eleições do próximo ano”.

José Airton disse que ficou satisfeito com o acordo, que terá Liliane Araújo na vice-presidência do PT de Fortaleza. Sobre Luizianne Lins, ele afirmou que mesmo não sendo unidade, a deputada tem preferência dos demais filiados uma vez que já foi prefeita de Fortaleza. “Mas isso vai depender da construção que vai ser feita. Outros nomes podem ser colocados, mas o dela tem a preferência no PT de Fortaleza”, concluiu.

José Nobre Guimarães, que também participou da coletiva, ressaltou que o partido sai mais unido após o Processo de Eleição Direta (PED) deste ano. Segundo ele, o Ceará é o terceiro estado do Brasil com maior número de filiados do PT, com 35 mil petistas. “O PT sai unido e os três candidatos estão aqui pensando no PT. Ninguém manda no PT. Quem manda no PT é a nossa base”.

Guimarães disse em discurso que a intenção do PT para 2020 é comandar de 30 a 40 cidades, “a começar pela nossa querida Fortaleza bela”, em alusão ao slogan utilizado pela então prefeita Luizianne Lins quando foi gestora da Capital cearense.

Compareceram à coletiva de imprensa os deputados federais José Nobre Guimarães, Luizianne Lins, José Airton Cirilo, os vereadores Ronivaldo Maia, Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar, além do deputados Elmano de Freitas e dirigentes da legenda. O deputado Acrísio Sena não participou, uma vez que está em Cuiabá, participando de um encontro sobre educação pública. Moisés Braz também não participou.

Veja o comentário feito pelo jornalista Edison Silva sobre a definição deste impasse: