Primeira enfermeira a ser imunizada contra a Covid-19 no Ceará foi do hospital Leonardo Da Vinci em Fortaleza. Foto: Reprodução/Governo do Ceará.

Com a autorização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no domingo (17), que liberou o uso emergencial no Brasil das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19, estados e municípios se mobilizam para imunizar a população contra a doença. Diante dessa nova realidade, ganhou força o debate sobre a importância da vacinação.

Para o deputado e médico, Fernando Hugo (PP), a vacinação é um procedimento médico preventivo, que faz com que as populações adquiram individualmente anticorpos para o combate a várias doenças, sejam elas provocadas por bactérias, fungos ou vírus. Sendo assim, o parlamentar considerou a vacina como o ato que consagra a prevenção no seio de toda e qualquer sociedade do mundo.

“Está aí a grandeza que nós médicos temos, ao tornar possível que as famílias busquem na vacina a prevenção de doenças”, apontou.

Hugo destacou que em relação à Covid-19 deve haver o incentivo para que todos os brasileiros busquem se vacinar, entendendo que quanto mais pessoas forem vacinadas menor será o índice de contágio da doença dentro da população.

“Vacinar-se é um ato de amor à sua saúde e de amor à saúde de todos. A vacinação é o ato mais bravo que a medicina pública brasileira deve ter como lema atual. Sem politicagens, sem a defesa de teses ideológicas, devemos nos vacinar para proteger nossas famílias, a nós mesmos e a sociedade”, salientou o deputado.

O deputado Acrísio Sena (PT) ressaltou que a imunização contra o novo coronavírus garante a volta da normalidade e da segurança, além de significar o reconhecimento de um trabalho executado à luz da ciência e da orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ainda segundo o petista, a chegada da vacina ao Ceará é a culminância de todo um trabalho desenvolvido pelo governador Camilo Santana desde o início da pandemia. “O governador vai colher agora esses frutos, dando a boa notícia ao povo cearense, apresentando o cronograma de execução das vacinas”, assinalou.

Sena enfatizou que o governador assegurou que o Ceará está preparado para executar a logística de distribuição das doses da vacina, fazendo com que a vacinação chegue a todos os municípios do Estado no mais breve tempo possível.

Já na avaliação do deputado Lucílvio Girão (PP), a imunização contra a Covid-19 não deve ser obrigatória. Para ele, o debate sobre a eficácia das vacinas, envolvendo os melhores cientistas do Brasil, deve ser aprofundado para que a população se sinta mais segura a aderir ou não à vacinação. “Obrigatoriedade não, democracia sim. O Brasil é um país democrático. A pessoa que quiser tomar toma. Quem não quiser, não toma. A responsabilidade é dele. É o meu ponto de vista como médico”, opinou o parlamentar.

Fonte: site do ALECE.