Recomendação é para fazer o desconto no contracheque. Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil.

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou às prefeituras de Crateús e de Nova Russas, municípios do Ceará, que seja feita a devolução, aos cofres públicos, dos valores referentes ao Auxílio Emergencial do governo federal recebido por servidores públicos dos dois entes de forma irregular.

A recomendação do MPF é para que as prefeituras descontem nos contracheques dos servidores pertencentes aos quadros dos municípios a quantia recebida como Auxílio Emergencial, e que, posteriormente, seja enviada comprovação do desconto ao órgão.

No caso dos servidores não mais pertencentes aos quadros, o MPF pediu o envio da relação emitida pela prefeitura do município contendo os nomes dos respectivos servidores e os valores pagos a eles para providências posteriores.

O pagamento irregular do Auxílio Emergencial a servidores de Crateús e Nova Russas está sendo investigado em inquérito civil instaurado pelo MPF. O benefício foi criado para suprir as necessidades básicas da população em situação de vulnerabilidade durante a pandemia da Covid-19, entretanto, servidores públicos não se enquadram no perfil de pessoas que poderiam ter sido contempladas.

No documento enviado às prefeituras, o procurador da República, Adalberto Delgado Neto, alertou que os atos de requerimento e de recebimento do Auxílio Emergencial, por meio da declaração de informações falsas, podem configurar os crimes de estelionato e de falsidade ideológica, além de caracterizar possíveis infrações disciplinares previstas nas leis municipais.

O MPF recomendou a adoção das medidas no prazo de 180 dias, e informou que o descumprimento pode resultar em ação contra as duas prefeituras.

Fonte: site do MPF.