Adail é 1º Vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza e está no quarto mandato. Foto: Érika Fonseca/CMFor.

O primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Adail Júnior (PDT), na sessão ordinária desta quinta-feira (02), foi ao púlpito da Casa demonstrar sua insatisfação com sua agremiação, o Partido Democrático Trabalhista, por não dar chances aos suplentes de deputado estadual assumir o mandato por um período.

Ele direcionou sua fala à direção estadual no Ceará, cujo presidente é o deputado federal André Figueiredo.

Adail avisou que não concorrerá a uma vaga na Assembleia Legislativa, nas eleições de 2022, e disse buscar um candidato a deputado estadual para apoiar. Contudo, o pedetista disse que poderá se candidatar a deputado federal pelo PDT, “dependendo dos apoios”.

“Aqui [Câmara Municipal], nós, vereadores do PDT, deliberamos para ver as condições de nossos suplentes. Lá na Assembleia é só desprezo e ‘chibata’. Quando estiver pouco, é mais desprezo e ‘chibata’. E venho falar aqui na tribuna” – (Adail Júnior)

O vereador desmentiu boatos de que iria assumir, como suplente, uma cadeira na ALECE. “Em breve, eles estarão atrás de mim perguntando se serei candidato pelo PDT. Serei a tudo, menos candidato a deputado estadual pelo partido. Nunca serei candidato. É ‘peia demais. Não tem perigo, podem me chamar. Não irei”, bradou.

Márcio Martins (PROS) fez um convite para Adail entrar no partido Republicanos. Entretanto, o convite foi recusado.

O primeiro vice-presidente da CMFor aproveitou o momento para elogiar partidos que beneficiam seus suplentes. E parabenizou o PDT de Fortaleza por dar oportunidade aos suplentes de vereador.

Críticas

Já não é o primeiro reclame feito por Adail ao seu partido, neste ano. Em julho, o Blog do Edison Silva já havia noticiado sua insatisfação neste quesito.

Nas eleições de 2018, Adail Júnior obteve 36.064 votos para a Assembleia Legislativa. No momento, apenas Oriel Nunes Filho atua como suplente pelo PDT no Parlamento estadual, no lugar do secretário de Cidades, deputado José Albuquerque.