Deputado Elmano de Freitas lê matérias da Ordem do Dia. Deputada Érika Amorim preside a sessão. Foto: ALECE.

Os deputados da Assembleia Legislativa do Ceará aprovaram, na tarde desta quinta-feira (19), projeto de Lei de autoria do governador Camilo Santana que pune servidores estaduais que se recusarem a tomar a vacina contra a Covid-19.

Além desta proposta, os parlamentares também se posicionaram favoráveis aos projetos que criam o programa Ceará Conectado e o que trata do Pacto pela Aprendizagem.

Durante o debate, opositores e governistas entraram em confronto por conta da mensagem do Governo do Estado. Delegado Cavalcante (PTB), por exemplo, se posicionou contra a proposta, afirmando que a medida tira a liberdade das pessoas.

O líder do Governo, Júlio César Filho (PDT), por outro lado, reclamou do posicionamento do colega, que na opinião dele, está defendendo posicionamento de “negacionistas”.

André Fernandes (Republicanos), por sua vez, disse que pessoas teriam medo de tomar a vacina “que foi feita às pressas”. Durante votação, o parlamentar não se conformou com o pedido feito de verificação de quórum, negado, o que gerou um bate-boca entre ele e o petista Elmano de Freitas (PT) que estava na tribuna.

“Acho importante dizer ao deputado André Fernandes que o regimento não é a vontade dele, é a regra estabelecida anteriormente a nossa chegada aqui. Leia e estude o regimento”, disse Elmano, o que fez com que Fernandes, de sua bancada, criticasse as falas do governista. “Baixe a voz e cale a boca que o tempo é meu. Eu não respeito quem não estuda e quer ganhar no grito. Cale a boca! Tenha calma, gatinho. Cale a sua boquinha que você não tem direito de falar no meu tempo. Você tem vontade, mas não manda e nem vai mandar”, retrucou o petista da tribuna.

Em resposta, André Fernandes gritou: “Venha me calar, venha me calar!” As imagens e os sons dos gritos do deputado André Fernandes dentro do plenário não foram captadas pela TV Assembleia, mas o deputado fez uma gravação da sua fala e imagem e transmitiu em suas redes sociais. Ele cobrava a verificação de quórum sobre a alegação de que não havia número suficiente de deputados, em plenário e na plataforma digital, para a aprovação da matéria.

Veja parte do bate-boca entre Elmano de Freitas e André Fernandes:

No momento da discussão, a deputada Érika Amorim (PSD) presidia a sessão ordinária e solicitou a André Fernandes que respeitasse o momento da fala de Elmano de Freitas, o que não foi atendido pelo parlamentar de oposição.

As deputadas Adelânia Noronha (SD) e Augusta Brito (PCdoB), então, postaram-se ao lado de Amorim em solidariedade à colega, enquanto Fernandes esbravejava de sua bancada.

O líder do Governo, Júlio César Filho (PDT), defendeu o projeto de vacinação compulsória de todos os servidores do Estado:

Os deputados também aprovaram o projeto que institui o programa Ceará Conectado que vai garantir internet gratuita em espaços públicos do Ceará. De acordo com o líder do Governo, Júlio César Filho (Cidadania), o projeto será um dos maiores programas de conectividade do Ceará. “Hoje temos a maior rede pública de fibra ótica do Brasil, e somos o segundo lugar mais conectado do mundo, por meio dos cabos submarinos. A meta é consolidar a expansão do Cinturão Digital e levar conexão aos municípios cearenses”.

Outra mensagem aprovada trata sobre o Pacto pela Aprendizagem que prevê ações para reverter os prejuízos causados no ensino dos estudantes cearenses durante a pandemia. “A proposta beneficiará 6.062 escolas municipais, atingindo 910.445 estudantes e 97.849 professores”, destacou Júlio César.