Para Tony Brito, a probabilidade de contágio dessa categoria é de 71%. Foto: Ederson Nunes/Agência Senado.

Fica garantida prioridade aos motoristas de transporte individual de passageiro e aos profissionais de transporte público coletivo de passageiros no grupo de risco do plano estadual de vacinação contra a COVID-19.

Esse é o teor do Projeto de Indicação nº 69/2021, de autoria do deputado estadual Tony Brito (PROS), que tramita na Assembleia Legislativa do Ceará.

A mensagem considera motoristas de transporte individual de passageiro, os taxistas, motoristas de aplicativo e mototaxista. Já os profissionais de transporte público coletivo de passageiros inseridos na lei são: trocadores e motoristas de ônibus.

Na justificativa do projeto apresentado, Tony Brito argumenta que todos os citados têm contatos frequentes e diretos com diferentes pessoas durante todos os dias, o que aumenta significativamente as chances de contrair o vírus.

“Trata-se de priorizar grupos de risco e categorias profissionais essenciais que ficam expostas e, em consequência, com maiores chances de contágio e transmissão da doença”, afirma o parlamentar, que cita estudo de pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, afirmando ser a probabilidade de contágio desses profissionais cerca de 71%.

“Cabe salientar que o transporte de pessoas é um papel fundamental na sociedade que movimenta todo o estado. O Poder Legislativo, por sua vez, não pode se manter omisso. É necessário tratar com devido respeito as necessidades desses profissionais”, conclui o deputado.

Por se tratar de um projeto de indicação, a mensagem funciona como sugestão ao Poder Executivo.