Secretariado do prefeito Roberto Cláudio quando da apresentação na Câmara Municipal de Fortaleza. Foto: Miguel Martins.

Foi publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza a exoneração de diversos secretários e chefes de coordenadorias da gestão do prefeito Roberto Cláudio. Os gestores se desincompatibilizaram na data-limite estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para disputar uma das 43 vagas da Câmara Municipal no pleito deste ano.

As exonerações assinadas pelo chefe do Poder Executivo demonstram a quantidade de gestores que utilizaram suas atividades administrativas como trampolim político, visando apenas o pleito eleitoral. Alguns, inclusive, são vereadores licenciados ou ex-vereadores que foram inseridos na gestão como prêmio de consolo pela derrota nas urnas, em 2016.

Secretários municipais de Fortaleza deixam os cargos para efeito de desincompatibilização. Mudanças na CM

Há ainda aqueles que vão para a disputa eleitoral apenas para tentar garantir permanência no Executivo Municipal, pois passado o período eleitoral, e na possibilidade de êxito nas urnas, retornam para a administração pública, abrindo espaço no Legislativo para aqueles do seu grupo político que não se consagraram vitoriosos.

De acordo com as exonerações publicadas pelo prefeito Roberto Cláudio deixaram seus cargos: a vereadora Marta Gonçalves (PL), que estava lotada na Coordenadoria Especial de Políticas Sobre Drogas. A parlamentar já solicitou licença de 120 dias da Câmara Municipal de Fortaleza, demonstrando pouco interesse na vida legislativa.

Ana Paula Brandão, coordenadora adjunta da Coordenadoria Especial de Articulação Politica também foi exonerada. Brandão é esposa do vereador Márcio Cruz, do PSD. Ela está filiada ao PDT e pode ser a indicada de seu grupo político para a disputa.

O coordenador especial de Articulação Política da gestão Roberto Cláudio, Lúcio Bruno, tido como um dos principais puxadores de votos do PDT, também deixou a administração pública na data-limite para desincompatibilização, assim como Júlio Brizzi, que era coordenador especial de Políticas Públicas de Juventude.

O ex-vereador e até então presidente do Imparh, Fábio Braga, também tem interesse de retornar à Casa. Ele foi um dos exonerados pelo prefeito, assim como Mosiah Torgan, filho do vice-prefeito, Moroni Torgan. Ele exercia a função de secretário do Desenvolvimento Econômico.

Ex-vereador

Até então licenciado, o vereador Elpídio Nogueira retorna para suas atividades na Câmara. Ele atuava como secretário dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. O ex-vereador Robert Burns, assistente-técnico administrativo da Coordenadoria de Conservação de Vias Públicas é outro que está de olho nas vagas da Câmara, assim como Disraelli Brasil, gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito da AMC.

O ex-vereador Heitor Holanda, do PSB, que atuava como assessor especial da Coordenadoria Especial de Participação Social é outro que foi exonerado para disputar as eleições deste ano. Outro que já atuou na Câmara Municipal, Audízio Oliveira, assessor especial de acompanhamento legislativo (?) também pretende retornar para a Casa, e está na lista dos exonerados.

Exonerado

O ex-vereador Roberto Rios tentará, mais uma vez, voltar para a Câmara Municipal. Até então secretário executivo da Regional VI, ele também foi exonerado por Roberto Cláudio. Marcos Aurélio, que também foi parlamentar por um mandato, e estava atuando como técnico ligado à secretaria de Finanças, também foi exonerado, assim como Natália Rios, coordenadora executiva da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres.