Elpidio Nogueira volta para a Câmara no dia 1 de abril. Foto: CMFor.

De olho nas disputas eleitorais de outubro próximo, os vereadores Marta Gonçalves (PL) e Elpídio Nogueira (PDT) deixam suas funções na Prefeitura de Fortaleza e retornam para a Câmara Municipal nesta semana. Os dois são pré-candidatos a vereador no pleito vindouro, e têm por obrigação se desincompatibilizar de suas funções.

Outros secretários da gestão do prefeito Roberto Cláudio devem fazer o mesmo até o fim de semana, para efeito de desincompatibilização, seis meses antes do dia votação, em 4 de outubro.

Marta Gonçalves já retorna às suas atividades legislativas nesta terça-feira (31). Ela atuava na Coordenadoria Especial de Políticas Sobre Drogas. Já Elpídio Nogueira retoma sua função parlamentar na quarta-feira, 1 de abril. Ele é secretário Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

Os secretários que já sinalizaram para o prefeito Roberto Cláudio que vão pedir exoneração de seus cargos ainda nesta semana para se dedicarem à disputa eleitoral para a Câmara Municipal são: Lúcio Bruno, da Articulação Política; Júlio Brizzi, da Juventude; e Mosiah Torgan, do Desenvolvimento Econômico.

Esses foram os gestores que já conversaram com o prefeito e sinalizaram o desejo de disputar uma das 43 vagas da Câmara Municipal. Natália Rios, de Políticas Públicas para Mulheres, também demonstrou interesse, mas por ser cargo comissionado, poderá se manter na função até o fim de junho, assim como Toinha Rocha, coordenadora Especial de Proteção e Bem-Estar Animal.

O secretário-executivo da Regional II, o ex-vereador Marcus Teixeira; e o secretário-executivo da Regional VI, Roberto Rios, também devem disputar uma vaga no Legislativo Municipal. Samuel Dias, chefe da Secretaria de Governo, também deve pedir exoneração do cargo, mas como sua intenção é permanecer no páreo para a disputa ao Executivo, ele só deve deixar a Prefeitura faltando quatro meses para o pleito.