Vereadores reclamaram que projetos não estavam sendo discutidos e nem votados. Foto: Divulgação.

Após matéria do Blog do Edison Silva dando ciência de que vereadores de Fortaleza estão elaborando projetos de combate ao novo coronavírus, mas não conseguem aprovar suas propostas, o presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT), solicitou aos seus pares que enviem as matérias diretamente à Frente de Enfrentamento ao Coronavírus da Casa. Depois de avaliação do colegiado, as sugestões serão repassadas para o Comitê de Enfrentamento do doença no Estado, e, caso haja necessidade, votadas em sessão deliberativa.

A Câmara Municipal, agora, faz parte do Comitê, que tem membros dos três poderes do Estado envolvidos. De acordo com Henrique, a Frente Parlamentar ficará responsável de receber as sugestões dos vereadores para, dessa forma, dar uma resposta mais urgente para a população. “Se for necessário votar alguma matéria, vamos convocar sessões extraordinárias para deliberar”, disse.

Vereadores apresentam propostas, mas falta de sessões impede deliberação de matérias

Na quarta-feira passada (25), em reunião remota com quase cinco horas de duração, os vereadores definiram, dentre outras coisas, a liberação de R$ 7 milhões para a Prefeitura de Fortaleza, resultado de economias feitas pela gestão do Legislativo Municipal. “Precisamos estar unidos para garantir a saúde de todos. Todos os poderes estão fazendo sua parte, e vocês precisam fazer o mesmo. Fiquem em casa”, disse Antônio Henrique.

Membro da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus, a vereadora Marília do Posto (PRP) informou que houve aumento nas denúncias encaminhadas ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza) desde que houve a elevação dos casos da Covid-19 no Estado. A parlamentar acompanha o trabalho dos órgãos de defesa do consumidor durante o período de emergência.

Segundo informou, as principais denúncias são pelos preços abusivos de itens como álcool em gel, máscaras e medicamentos. Também são apuradas irregularidades na valoração de alguns alimentos. O crescimento das denúncias motivou o Procon Fortaleza a aumentar as fiscalizações em estabelecimentos da cidade.

Saúde Pública

Ronivaldo Maia (PT) afirmou que a coleta de resíduos sólidos se mantém eficiente em Fortaleza durante o período de isolamento social para evitar novos casos de Covid-19. Ele acompanha as ações de limpeza urbana na Capital. “A concessionária está cumprindo com eficiência a coleta dos resíduos sólidos. Estamos acompanhando também a coleta especial urbana, bem como o funcionamento de todos os ecopontos”, afirmou.

Dr. Porto (PRTB) monitora o cumprimento do Decreto que estabelece em Fortaleza a situação de emergência na saúde pública. A medida tomada pelo prefeito Roberto Cláudio, no dia 17 de março, garante ações de prevenção ao avanço do coronavírus na Capital. Entre os pontos, está a suspensão das aulas da rede pública até o dia 31 de março, a proibição de eventos com público superior a 100 pessoas e a suspensão de eventos esportivos, sociais e culturais voltados ao público da terceira idade.

Isolamento social

Cláudia Gomes (DEM) destacou a criação de novos leitos na rede municipal de saúde para atender os pacientes com Covid-19 em Fortaleza. Ela reforçou que os casos suspeitos da doença tem sido acolhidos em cinco UPAs do Município.

Já Márcio Cruz (PSD) acompanha a entrega dos kits de alimentação aos alunos da rede municipal de ensino, durante o período de isolamento social.

A medida emergencial, estabelecida pela Prefeitura de Fortaleza, visa garantir a segurança alimentar de mais de 230 mil estudantes durante o período de suspensão das aulas no Município. De acordo com ele, a entrega do material respeita os protocolos de saúde, evitando aglomerações e com orientações de higienização antes e depois do recebimento dos kits.

Frente Parlamentar

A Câmara Municipal de Fortaleza, por meio da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus, monitora as medidas emergenciais implementadas pelo Poder Executivo para conter o avanço da Covid-19 na Capital.

Coordenado pelo presidente Antônio Henrique, o grupo é composto por: Cláudia Gomes (DEM), Dr. Eron (PDT), Dr. Porto (PRTB), Emanuel Acrízio (PRP), Gardel Rolim (PDT), Márcio Cruz (PSD), Marília do Posto (PRP), Plácido Filho (PSDB) e Ronivaldo Maia (PT).