Na videoconferência desta quinta (26), Evaldo Lima participou diretamente da Upa do Pirambu, pois estava com sintomas de gripe. Foto: Reprodução/Zoom.

Acostumados a deliberarem sobre diversas propostas diariamente na Câmara Municipal, os vereadores de Fortaleza já estão há mais de uma semana sem votar qualquer projeto de interesse da sociedade. Alguns parlamentares têm reclamado que apresentaram matérias que auxiliarão no combate ao coronavírus, mas sem sessão ordinária, ficam impossibilitados de votar tais projetos.

Na terça-feira da semana passada, dia 17 de março, o presidente da Mesa Diretora, Antônio Henrique (PDT), chegou a apresentar ato sobre suspensão de diversas atividades no legislativo municipal por conta da Covid-19. No entanto, ele afirmou que a sessão deliberativa desta quinta-feira (26) estaria garantida, o que, por problemas técnicos, não foi possível.

O plano B da Mesa Diretora seria realizar uma sessão deliberativa através de videoconferência, o que não foi possível, conforme mostrado em matéria do Blog do Edison Silva. De acordo com o Departamento Legislativo da Casa, a plenária acontecerá, provavelmente, na próxima semana, a depender de alterações no decreto do governador Camilo Santana.

Vereadores, por outro lado, reclamaram que estão produzindo material, principalmente, no que diz respeito ao combate à transmissão do coronavírus. No entanto, seguem impossibilitados de deliberarem sobre seus projetos.

Uma dessas matéria é de autoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB) e autoriza o Executivo Municipal a apoiar financeiramente artistas para que apresentem espetáculos Online, enquanto durar o Estado de Emergência, causado pela pandemia de coronavírus. Ele também quer proibir a interrupção dos serviços de abastecimento de água e energia elétrica, durante os meses de isolamento social.

Também é de autoria de Evaldo Lima projeto que autoriza o Executivo, em situações de graves crises sociais, a distribuir, de forma gratuita, produtos que amenizem as dificuldades vividas pela população, em razão da crise. Na videoconferência desta quinta-feira, o parlamentar participou diretamente da UPA do Pirambu, pois estava sendo atendido com sintomas de gripe. Ele segue em isolamento.

Prevenção

O vereador Raimundo Filho (PRTB) apresentou requerimento solicitando junto ao Banco Bradesco e Prefeitura de Fortaleza a suspensão de cobrança de empréstimo consignado para servidores públicos municipais no prazo de 90 dias.

O vereador Ziêr Férrer (PDT) aguarda aprovação de um projeto de sua autoria, apresentado ainda na semana passada. A proposta autoriza o Município a distribuir máscaras de prevenção ao novo coronavírus e outras doenças infectocontagiosas transmissíveis por vias aéreas na Capital cearense.

Resguardar

Gardel Rolim (PDT) também protocolou requerimento solicitando a disponibilização de Kit Prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19), contendo máscara cirúrgica e álcool em gel 70%. A iniciativa do parlamentar é endereçada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e visa proteger e resguardar os profissionais da área administrativa e de serviços gerais dos postos de saúde, UPA’s e CAP’s de Fortaleza.

“É importante destacar que não é momento de pânico na sociedade, e sim, tranquilidade para superarmos juntos esse problema, tomando os devidos cuidados com esses profissionais que estão mais vulneráveis ao contágio. Esse é um compromisso reafirmado com os profissionais de saúde pública”, ressalta Gardel.