Presidente do PT do Ceará, Conin, ao lado da mais nova aquisição da legenda, a ex-deputada Mirian Sobreira. Foto: Divulgação.

O Partido dos Trabalhadores (PT) está trabalhando para apresentar mais de 60 candidaturas a prefeito em municípios cearenses. De acordo com o presidente estadual da legenda, Antônio Alves, o “Conin”, os nomes serão apresentados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no fórum que será realizado com todos os dirigentes estaduais, durante a festa de 40 anos do partido, em fevereiro próximo, no Rio de Janeiro.

Segundo informou ao Blog do Edison Silva, o PT tem algumas metas no Ceará, como reeleger ou fazer o sucessor nas 14 cidades onde o partido tem prefeito e tentar reconquistar as gestões daqueles municípios nos quais o partido tinha gestor. Conin lembrou que o partido elegeu 27 prefeitos no pleito de 2012, e somente 15 na disputa eleitoral de 2016.

De acordo com o petista, Fortaleza está entre as prioridades da agremiação no pleito deste ano. Além da Capital cearense, o Partido dos Trabalhadores quer reconquistar a administração de municípios centrais no Estado, como Juazeiro do Norte, Itapipoca, Barbalha, Canindé, Crateús, Jaguaruana, Mauriti, Umari, dentre outros.

Além de reeleger e fazer sucessor nos municípios em que administra e tentar retomar cidades em que já administrou, o PT quer, ainda, lançar candidaturas em cidades que são polo e estratégicas na geopolítica local.

Prefeituras

Neste quesito se encaixam Fortaleza, que tende a ter Luizianne Lins como candidata; Caucaia, com Elmano de Freitas; Maracanaú, com um nome ainda a ser indicado; Iguatu, com a ex-pedetista Mirian Sobreira; Quixeramobim, com Pedro Henrique Coelho; e Quixadá, com Ilário Marques.

“O Lula realizará uma reunião com a executiva nacional sobre o cenário nacional e aí serão apresentadas as indicações do PT nas capitais. Os presidentes estaduais vão mostrar o cenário de cada estado”, informou Conin ao Blog do Edison Silva.

Segundo ele, o partido deve apresentar mais de 60 candidatos a prefeito, mas o objetivo principal é manter, pelo menos, as 14 prefeituras que o partido tem atualmente no Ceará.

Partidos

O Festival PT 40 anos acontecerá do dia 07 a 09 de fevereiro no Rio de Janeiro e contará com as presenças de lideranças nacionais do partido, como Lula, Gleisi Hoffmann e Fernando Haddad, além de representantes de outros partidos, como Carlos Lupi (PDT), Carlos Siqueira (PSB), Manuela D’Ávila (PCdoB) e Marcelo Freixo (PSOL). O ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, também deve participar.

Cidades em que o PT elegeu prefeito em 2012

Acaraú, Amontada, Ararendá, Assaré, Barbalha Canindé, Cruz, Forquilha, Groaíras, Icapuí, Ipaporanga, Iracema, Itapipoca, Jaguaruana, Mauriti, Missão Velha, Morrinhos, Ocara, Pacajus, Pentecoste, Pindoretama, Quixelô, Salitre, Senador Pompeu, Sobral, Tabuleiro do Norte

Cidades em que o PT elegeu prefeito em 2016

Abaiara, Altaneira, Ararendá, Barreira, Forquilha, Ipaporanga, Iracema, Morada Nova, Palhano, Pindoretama, Potengi, Quixadá, Quixelô, Salitre, Umari