Petistas reunidos com o governador Camilo Santana. Foto: Divulgação.

O Partido dos Trabalhadores (PT) completa 40 anos no próximo dia 10 de fevereiro. Além do evento que deve acontecer neste fim de semana, no Rio de Janeiro, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, petistas do Ceará vão realizar sessão solene em alusão à data.

Na Câmara Municipal de Fortaleza, os vereadores aprovaram requerimento de Ronivaldo Maia (PT) para a realização de sessão em comemoração aos 40 anos da sigla. Já na Assembleia Legislativa do Ceará, a proposta foi apresentada por Moisés Braz (PT).

A sessão solene na Assembleia deve ser realizada no próximo dia 17 de fevereiro, no Plenário 13 de Maio. O pedido foi subscrito pelos deputados Elmano de Freitas, Acrísio Sena e Fernando Santana, que compõem a bancada do PT na Casa.

PT do Ceará apresentará a Lula mais de 60 candidatos a prefeito no Estado, inclusive, em Fortaleza

Para o deputado Moisés Braz, o partido político é instituição fundamental na organização do Estado democrático de direito e na consolidação das liberdades individuais, “portanto não é concebível uma democracia no seu sentido mais amplo sem partidos tão representativos como o Partido dos Trabalhadores, que vem cumprindo seu papel e sua missão histórica”.

Na visão do parlamentar, ao longo de sua existência, o PT exerce papel fundamental na consolidação da democracia brasileira, na defesa dos interesses dos trabalhadores, das mulheres, das populações negras, indígenas, LGBT, e do meio ambiente.

1,4 milhão de filiados

“O partido inovou nas temáticas e nas pautas, atuando como mediador entre o Estado e a sociedade civil. Por essa razão, celebrar os quarenta anos do PT é justificável e relevante para a consolidação da pluralidade partidária, dos direitos humanos e da democracia brasileira”, afirma Moisés Braz.

Já Ronivaldo destacou que o partido, ao longo de 40 anos, se tornou uma das maiores legendas do País, elegendo e reelegendo presidentes da República. Atualmente, quatro estados são comandados por governadores petistas, e hoje a legenda, apesar de todas as controvérsias dos últimos anos, possui cerca de 1,4 milhão de filiados.

Disputa

“É com muito orgulho e contentamento que comemoramos junto ao partido de esquerda mais representativo de toda a América Latina”, justifica o vereador.

No próximo fim de semana, como o Blog do Edison Silva adiantou, representantes do PT no Ceará apresentarão os nomes que devem ser colocados na disputa eleitoral nos municípios cearenses. Cerca de 60 nomes foram pré-selecionados.