Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza. Foto: Fotos: Érika Fonseca/Ascom

Os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza aprovaram, nesta quinta-feira (07), dois projetos de Lei que concedem a administração dos espigões da Beira-Mar e do Mercado dos Peixes para a iniciativa privada. Durante sessão deliberativa, os parlamentares também votaram proposta do governo que institui a Medalha Dragão do Mar de Bravura e Feitos Heroicos para os servidores públicos pertencentes às esferas municipal, estadual e federal.

As três propostas foram aprovadas em primeira discussão, e ainda serão votadas outras duas votações antes de serem levadas à sanção do prefeito Roberto Cláudio e publicadas no Diário Oficial do Município (DOM).

A Medalha Dragão do Mar tem por finalidade incentivar e estimular a cidadania, o ato de entrega e serviço entre os que estão no serviço público, “homenageando os atos de bravura e heroísmo prestados pelos servidores públicos municipais, estaduais e federais, a serviço da preservação da vida do cidadão e do bem-estar comum da população”.

De acordo com a proposta, os homenageados devem ter colaborado, em seus atos, com a ordem e a paz social. Os primeiros a receberem a comenda devem ser os agentes do Corpo de Bombeiros e voluntários que ajudaram após o desabamento do edifício Andréa, ocorrido no último dia 15 de outubro.

Os vereadores também aprovaram em primeira discussão o projeto de Lei que outorga a concessão dos espigões da Avenida Beira Mar, na altura da Rua João Cordeiro, Avenida Rui Barbosa e da Avenida Desembargador Moreira. O resultado da votação foi de 24 votos favoráveis e 4 contrários.

Só se posicionaram contrários os petistas Larissa Gaspar, Guilherme Sampaio, Ronivaldo Maia e Sargento Reginauro. Já a proposta que concede a administração para a iniciativa privada teve 23 votos favoráveis e apenas dois contrários.