O ex-deputado federal Chico Lopes é considerado um “puxador de votos” em Fortaleza para o PCdoB. Foto: Divulgação.

Um dos principais representantes da esquerda no Ceará, o ex-deputado federal Chico Lopes (PCdoB), que recentemente completou 80 anos, disse ao Blog do Edison Silva que está “desgostoso” com o Parlamento brasileiro.

O comunista afirmou que não tem interesse em voltar para vida público-partidária, mas esbarra na vontade do seu partido que o quer liderando a chapa proporcional da legenda, no próximo ano, na disputa para a Câmara Municipal de Fortaleza.

Com 56.059 votos na disputa à reeleição para a Câmara dos Deputados no ano passado, o parlamentar não obteve um bom desempenho e, agora, é o segundo suplente da lista, atrás da ex-deputada Gorete Pereira (PL). Ao Blog, o ex-deputado disse que os recentes ataques cometidos por pessoas ligadas ao crime organizado no Ceará tem relação com a descrença das pessoas nos políticos.

Às vésperas do centenário, PCdoB encontra dificuldade para manter representantes no Legislativo

Inácio Arruda defende que PCdoB tenha candidato próprio na disputa pela Prefeitura de Fortaleza

Segundo ele, quando não há esperança no fazer político, as pessoas acabam por aceitar qualquer tipo de imposição feita pelo chamado poder paralelo. “Eu não tenho vontade de voltar, porque estou desgostoso com o Parlamento”, disse ele, reconhecendo que pode ser puxador de votos para o PCdoB no pleito vindouro.

Atualmente, a sigla só tem um vereador na Câmara Municipal de Fortaleza, o professor Evaldo Lima. Como não atingiu a cláusula de desempenho na eleição passada, o partido se fundiu ao PPL e espera eleger um número considerável de candidatos no pleito do ano que vem.