Como o Blog adiantou, o PCdoB quer Chico Lopes como puxador de votos. Mas ele está relutante. Foto: Divulgação

O atual presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luís Carlos Paes, foi reconduzido à presidência da legenda com a missão de buscar fortalecer os quadros da agremiação no Ceará. Atualmente com dois deputados estaduais e apenas um vereador em Fortaleza, o grêmio precisa encontrar nomes de relevância eleitoral para as eleições do próximo ano.

A recondução do dirigente foi realizada durante a 24a Conferência Estadual do partido, que aconteceu no fim de semana passado, na Assembleia Legislativa do Ceará. Os temas centrais do encontro foram o projeto Resolução Política e de Construção Partidária, aprovação do pré-projeto Eleitoral para as eleições de 2020; balanço do trabalho da direção partidário e a eleição dos novos membros que integrarão a direção estadual para o biênio 2019 / 2021.

Chico Lopes está “desgostoso” com o Parlamento

Ao Blog do Edison Silva, Luís Carlos Paes fez algumas considerações sobre as metas da legenda na disputa eleitoral do próximo ano em Fortaleza, e no Ceará. Segundo disse nos pleitos de 2008 e 2012 o partido elegeu seus representantes na Câmara Municipal de Fortaleza com chapa própria, o que também ocorreu em diversos municípios do Interior onde foi lançada a chapa comunista. Nas duas últimas eleições para deputado estadual o mesmo ocorreu.

Dessa forma, Luís Carlos acredita que o partido não terá problema com a nova regra da Justiça Eleitoral que irá proibir, a partir do próximo ano, as chamadas coligações proporcionais, aquelas que são constituídas para disputa às casas legislativas.

Segundo o dirigente, a maioria dos postulantes que disputaram a eleição do ano passado e que tiveram bom desempenho, como o vereador Evaldo Lima, e os suplentes Eliana Gomes, Josenias e Campelo, dentre outros, são nomes que podem ajudar a legenda a eleger quadros para a Câmara de Fortaleza.

Ele também defende o nome do ex-deputado federal Chico Lopes, que iniciou sua trajetória parlamentar como vereador de Fortaleza, além de várias lideranças femininas e jovens. Vale ressaltar que Lopes já afirmou ao Blog do Edison Silva que não estava em seus planos tentar uma nova disputa eleitoral, que estava “desgostoso” com a situação política do Brasil.

Segundo informou o presidente do PCdoB, com a incorporação do PPL haverá um reforço de vários suplentes além de outros nomes novos. Acontece que os maiores votos da antiga sigla estavam concentrados nos vereadores Larissa Gaspar, Ésio Feitosa e Gardel Rolim, que preferiram ingressar no PT e PDT.

“O Comitê Municipal de Fortaleza, que é o condutor deste processo na capital, tem filiado também novas lideranças e vai intensificar este trabalho até o início de abril do próximo ano, tendo conversado inclusive com alguns vereadores que não estão satisfeitos em suas legendas atuais e se identificam com a nossa história e nossa luta”, defendeu o dirigente.

De acordo com ele, o PCdoB está confiante quanto a construção de uma chapa completa, com 65 nomes, com as condições de ampliar representação atual na Câmara Municipal de Fortaleza.

Em relação à questão majoritária, ele informou ao Blog que existe um debate sobre qual a melhor estratégia para o partido, levando em conta o fortalecimento da frente democrática “anti-Bolsonaro” e a necessidade de uma maior projeção do partido e suas lideranças, não só na capital, mas também em diversos municípios do Interior, em especial nas cidades maiores.

“O partido tem muito a contribuir com o debate sobre a construção de cidades mais desenvolvidas, mais justas e mais humanas. O lançamento de pré-candidaturas pode contribuir muito neste debate”, defendeu o presidente reeleito do PCdoB do Ceará.

PCdoB nas casas legislativas

-Deputados estaduais
Augusta Brito
Carlos Felipe

-Vereador de Fortaleza
Evaldo Lima

Governo do Estado
Inácio Arruda (Secretário de Ciência e Tecnologia)

Prefeitura de Fortaleza
Eliana Gomes (Coordenadoria de Regularização Fundiária da Habitafor)