Marielle Franco foi assassinada em 2018 por milicianos do Rio de Janeiro. Foto: Reprodução.

Uma rua situada no Conjunto Esperança, em Fortaleza, pode ter sua denominação modificada de “Rua do Canal” para “Rua Marielle Franco”. Isso porque iniciou tramitação na Câmara Municipal, projeto de Decreto Legislativo, de autoria do petista Guilherme Sampaio, que modifica a denominação dessa artéria da cidade.

A rua que pode receber a nova denominação, está localizada entre a confluência da avenida Contorno Oeste e avenida Penetração Norte Sul. Em justificativa, Guilherme Sampaio faz um breve relato sobre a vida da ex-vereadora, nascida em 1979, e vítima de atentado violento no dia 14 de março de 2018.

“Crítica da intervenção federal no Rio de Janeiro e da Polícia Militar, denunciava constantemente abusos e violações de direitos contra moradores de comunidades carentes. Seu assassinato resultou de um ataque que também atingiu e matou seu motorista, Anderson Pedro Mathias Gomes”, afirma o parlamentar.

Ele lembrou que desde o assassinato da vereadora, seu nome vem sendo lembrado no mundo inteiro “seja pela insistência de amplos setores da sociedade brasileira e internacional para que as autoridades identifiquem os autores do assassinato, seja pela representação simbólica de luta e resistência que Marielle Franco passou a encarnar”.