Segundo dados da Câmara dos Deputados e Senado Federal, sete parlamentares cearenses serão membros da CPIs.  Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados instalou na quarta-feira (17) três comissões parlamentares de inquérito (CPIs), a do MST, Americanas e Futebol e na quinta-feira (25/05) será instalada a CPMI do 8 de janeiro no Congresso Nacional. Os colegiados devem concluir seus trabalhos no prazo de 120 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, se assim decidir a maioria de seus membros. Segundo dados da Câmara dos Deputados e Senado Federal, sete parlamentares cearenses serão membros da CPIs. 

Com o total de 17 membros, a CPI das Americanas terá três deputados federais do Ceará, Mauro Filho Benevides (PDT), Domingos Neto (PSD) e Júnior Mano (PL), que será o vice-presidente. A comissão vai investigar as inconsistências da ordem de 20 bilhões de reais detectadas em lançamentos contábeis da Empresa Americanas no exercício de 2022 e anos anteriores.

No que se refere a CPI do Futebol, atualmente com 24 membros, será destinada a investigar esquemas de manipulação de resultados em partidas de futebol no Brasil e terá como membro titular o deputado cearense Yury do Paredão (PL) e André Figueiredo (PDT), que será o 1° vice-presidente. Em relação a CPI do MST para investigar a atuação do grupo Movimento dos Trabalhadores sem Terra e seus financiadores, nenhum deputado cearense está no colegiado.

CPMI do 8 de janeiro 

A Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) criada para investigar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro – quando foram invadidos e depredados os edifícios sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal – vai ser instalada na quinta-feira (25), às 9h. Na ocasião, também será eleito o presidente do colegiado, que reunirá 32 parlamentares titulares, sendo 16 senadores e 16 deputados, com igual número de suplentes.

Foram indicados três parlamentares cearenses para serem titulares. O deputado André Fernandes (PL), o autor do requerimento para a criação da CPMI, o senador Eduardo Girão (Novo) e Cid Gomes (PDT).

CPI Americanas 

Alex Manente (CIDADANIA)
Alexandre Guimarães (REPUBLICANOS)
Átila Lira (PP)
Carlos Chiodini (MDB)
Diego Coronel (PSD)
Domingos Neto (PSD)
Fausto Santos Jr. (UNIÃO)
Gustinho Ribeiro (REPUBLICANOS)
João Carlos Bacelar (PL)
Jorge Goetten (PL)
Júnior Mano (PL)
Maurício Carvalho (UNIÃO)
Mauro Benevides Filho (PDT)
Mendonça Filho (UNIÃO)
Robinson Faria (PL)
Thiago de Joaldo (PP)
Vicentinho Júnior (PP)

 CPI do Futebol

Adail Filho (REPUBLICANOS)
André Figueiredo (PDT)
Augusto Coutinho (REPUBLICANOS)
Aureo Ribeiro (SOLIDARIEDADE)
Beto Pereira (PSDB)
Capitão Alberto Neto (PL)
Célio Silveira (MDB)
Daniel Agrobom (PL)
Daniel Freitas (PL)
Delegado da Cunha (PP)
Felipe Carreras (PSB)
José Rocha (UNIÃO)
Julio Arcoverde (PP)
Luciano Azevedo (PSD)
Luciano Vieira (PL)
Luisa Canziani (PSD)
Mauricio do Vôlei (PL)
Mersinho Lucena (PP)
Paulinho Freire (UNIÃO)
Paulo Azi (UNIÃO)
Ricardo Ayres (REPUBLICANOS)
Ricardo Silva (PSD)
Saullo Vianna (UNIÃO)
Yury do Paredão (PL)

CPMI do 8 de janeiro