CGU vai levantar sigilo do cartão vacinal do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

A Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu retirar o sigilo do cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação é do portal Metrópoles.

Durante todo o período da crise sanitária imposta pela COVID-19, o ex-mandatário negou repetidamente que havia se vacinado e se notabilizou por críticas despropositadas aos imunizantes. Apesar disso, foi imposto sigilo às informações de seu cartão.

Com a decisão da CGU, os dados do cartão vacinal de Bolsonaro devem ser repassados para quem já fez o pedido por meio da Lei de Acesso à Informação ao Ministério da Saúde.

Em entrevista ao Metrópoles, o ministro-chefe da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, já havia dito que o sigilo seria levantado.

“Se essa preocupação de intimidade é algo assim tão relevante, a pessoa pode dizer: ‘Não vou falar, é da minha intimidade’. Então, uma coisa para ser problematizada é a distância que existe entre uma declaração e um cartão de vacina. E aí também há um contexto histórico que se vivia naquele momento em relação a esse tema”, disse o ministro.

Fonte: ConJur