Izolda concede entrevista em Brasília após audiência com a ministra do STF, Cármen Lúcia, relatora do litígio entre Ceará e Piauí. Foto: Reprodução/Instagram.

A governadora Izolda Cela (PDT) esteve na tarde desta terça-feira (10) reunida com a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), para defender os interesses do Ceará no litígio de terras com o Piauí. Segundo a chefe do Poder Executivo estadual, o diálogo com o Estado vizinho tem sido realizado, mas precisa ser mais objetivo daqui para frente.

No último dia 2 deste mês, este Blog advertiu, em comentário com o título “O Ceará está próximo de perder terras para o Piauí. A Ibiapaba ficará menor”, publicado também no jornal O Otimista, edição do dia 3 do mesmo mês, sobre o pouco caso dado pelo Ceará para a tramitação da Ação Cível Originária, proposta pelo Estado do Piauí contra o Estado do Ceará, há mais de dez anos, reivindicando partes de terras de mais de uma dezena de municípios cearenses localizados na Região da Ibiapaba. A governadora sensibilizou-se com o problema e, de imediato, conversou com deputados estaduais e traçou um plano de ação que incluía uma visita ao Supremo para conversar com a ministra Cármen Lúcia, o que aconteceu nesta terça-feira (10).

Izolda, em sua avaliação, a visita à ministra, que é relatora do caso, serviu para que fosse apresentada “nossa firme determinação de fazer a defesa daquilo que nos parece direito, certo e legítimo. Defender nosso povo cearense pelo direito de pertencimento ao Estado do Ceará”.

Para Cela, o prejuízo para o Ceará, caso perca as terras para o Piauí, é “incalculável”. “Seria um prejuízo de diversas ordens, muito especialmente naquilo que consta sua história”. Ela também defendeu uma posição de bom senso no diálogo entre as partes, pois em sua avaliação, “as boas relações que temos, republicanas, muito cordiais, com o Estado do Piauí” tendem a apresentar um resultado que beneficie as duas partes.

Izolda Cela não especificou o diálogo com a ministra, mas destacou que o diálogo com o Piauí vem acontecendo há anos. No entanto, é preciso torná-lo mais objetivo. “Podemos torná-lo mais objetivo, inclusive, mais tratado com a governadora do Estado com relação aos pontos que podem ser consenso e nos levar a resolver da melhor maneira possível”, disse.

Expectativa

A governadora, porém, destacou que não há qualquer possibilidade de interesse do Ceará em cessão de seu território para o Estado vizinho. “Não cabe a mim esse poder, esse direito de fazer essa cessão de qualquer parte do nosso Estado. De maneira nenhuma! Temos a defesa firme, determinada, com suporte da realidade, das evidências, temos direito no processo e é para isso que olhamos”, enfatizou.

A chefe do Poder Executivo afirmou que tem expectativa positiva com relação ao processo. Segundo disse, no diálogo com a ministra compartilhou pontos que considera relevantes com relação à região da Ibiapaba cujos municípios têm parte dos territórios envolvidos no litígio. “Tenho uma expectativa de abrir canais de diálogo”.

Veja trecho da entrevista da governadora Izolda: