A governadora Izolda Cela ao lado de deputados, secretários e do prefeito de Tianguá onde aconteceu a reunião. Foto: Reprodução/Instagram.

Depois de se reunir com a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, relatora do processo de litígio entre Piauí e Ceará, a governadora do Estado, Izolda Cela, esteve na manhã desta sexta-feira (13), no município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba, para reiterar a defesa da manutenção das terras sob o domínio cearense. A chefe do Poder Executivo estadual afirmou que a premissa defendida pelo Estado vizinho “não é verdadeira” e quer dialogar com a governadora Regina Sousa sobre o caso.

Ainda de acordo com Izolda, o ex-governador Camilo Santana, apesar de não ter avançado na discussão, chegou a participar de audiência virtual logo que a ministra Cármen Lúcia passou a ser a relatora do processo. “Nós estamos com a firme determinação de nos movimentar, de forma permanente, com relação aquilo que consideramos nosso bom direito, que é a defesa do território cearense, dessa região da Ibiapaba, uma região tão importante, tão rica, tão cearense. Essa é nossa determinação por diversas frentes”, afirmou.

Leia mais:

O processo judicial no Supremo Tribunal Federal, segundo ela, está em uma etapa inicial, ainda não tendo laudo oficial. Izolda Cela afirmou ter determinado à Procuradoria do Estado a acompanhar a ação com mais empenho.

Além da audiência com a ministra Cármen Lúcia, Izolda Cela disse ter interesse em dialogar com a governadora do Piauí, Regina Sousa, nos próximos dias. “Precisamos ter calma, porque o diálogo e a boa conversa com a governadora do Estado do Piauí é das minhas intenções”.

Ainda de acordo com ela, juristas ouvidos pelo Estado do Ceará, dizem que a ideia de onde parte o Piauí tem uma premissa que não é verdadeira. “Com certeza temos o direito de fazer a defesa firme, determinada. Viva a Ibiapaba cearense”, discursou.

“Temos outras tantas maneiras de nos manifestar e de nos colocar nessa defesa. Com calma, de forma pacífica, buscando sempre o diálogo. Eu acredito nisso. Temos que ter, preferencialmente, essa postura. Mas de forma firme. E foi essa a minha intenção de ter audiência com a ministra Cármen, como governadora do Estado. Me dei o direito de me expressar a ela em nome da população cearense, em nome das pessoas da Serra da Ibiapaba” – (Izolda Cela)

Para além da questão de pertencimento, Izolda Cela lembrou que a região da Ibiapaba é rica, visto os investimentos que recebeu ao longo dos anos por gestões de governos do Ceará e de administrações municipais do Estado. “São muitos os argumentos. Por isso que falo do nosso bom direito e dos argumentos legais e formais que estão sendo questionados”.