Servidores da Prefeitura de Fortaleza no auditório Ademar Arruda expressam suas insatisfações. Foto: Gustavo Machado/Blog do Edison Silva.

Na manhã desta quarta-feira (27), manifestantes e sindicalistas ocuparam espaços da Câmara Municipal de Fortaleza protestando contra a Reforma da Previdência Municipal, aprovada em 2021, que aumentou a alíquota previdenciária de 11% para 14%, incluindo os aposentados. Ademais, eles reivindicaram que os inativos paguem somente 2% de contribuição ao IPM Saúde, mesma taxa dos ativos, ao invés dos atuais 6%, além de melhorias do sistema.

Os vereadores Enfermeira Ana Paula (PDT) e Guilherme Sampaio (PT) recepcionaram os grupos sindicais. Outros vereadores, como Gabriel Aguiar (PSOL) e Larissa Gaspar (PT), somaram-se aos reclamantes.

A presidente do Sindicato União dos Trabalhadores em Educação (Sindiute)/Fortaleza, Ana Cristina Guilherme, classificou como “perversa” a Reforma Previdenciária Federal, aprovada em 2019 no Brasil e a municipal.

“Queremos a permanência do abono aos aposentados. Eles contribuíram ao INSS por muitos anos e passaram a vida toda contribuindo. E o Governo, por meio da Reforma da Previdência, retirou 14% deles. E a Prefeitura tinha como fazer diferente, mantendo o abono de 11% de aposentados”, pontuou.

Ela também cobrou uma recuperação dos serviços do IPM Saúde, que, segundo Ana Cristina, padece por falta de médicos, limites reduzidos de consultas em atendimentos hospitalares, demora na autorização de exames e atendimento hostil aos clientes.

Nós não podemos aceitar estar na mão deles as nossas vidas. Passamos a vida toda trabalhando e, quando necessitamos da saúde, não termos”, completou a presidente do Sindiute/Fortaleza.

Nascélia Silva, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Fortaleza (Sindfort), disse para todos os vereadores, independente de bandeira partidária, atentarem-se à causa dos servidores públicos.

Vereadores

O vereador Gardel Rolim (PDT), líder do governo na Câmara, ressaltou que, em relação à situação do IPM Saúde, o diálogo sobre as alíquotas dos ativos e inativos já vem sendo discutido pelo Executivo. O pedetista anunciou que irá conversar com o Procurador-Geral do Município, Fernando Oliveira, sobre o andamento do estudo em relação ao tema.

A Câmara Municipal, em busca de encontrar soluções aos pedidos feitos, montou uma comissão para tratar do tema. Os participantes são: Adriana Nossa Cara (PSOL), Danilo Lopes (Avante), Gabriel Aguiar (PSOL), Gardel Rolim (PDT), Guilherme Sampaio (PT), Larissa Gaspar (PT), Lúcio Bruno (PDT) e Pedro Matos (PL).