Arte: Divulgação.

O Dia da Internet Segura chega em 2022 à sua décima quarta edição brasileira, com o tema: “Juntos por uma Internet Mais Positiva”.

O evento será realizado de forma online, no dia 8 de fevereiro, pela Safernet Brasil, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), com transmissão ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube.

O Ministério Público Federal (MPF) é um dos apoiadores da iniciativa e fará exposições sobre a atuação da instituição durante a programação do Safer Internet Day 2022 no país, que contará ainda com outras atividades.

Após as apresentações dos realizadores, parceiros e patrocinadores, às 9h50, está programada a palestra de abertura com a convidada internacional Mizuko Ito, da Universidade da Califórnia e da Aliança da Aprendizagem Conectada (Connected Learning Alliance). Ela falará sobre “Bem-estar e tecnologias digitais: evidências sobre uso da Internet na adolescência”. Mizuko (Mimi) é antropóloga cultural e estuda novas práticas midiáticas nos EUA e Japão, sendo uma referência mundial sobre aprendizado conectado.

Durante o evento, serão divulgados materiais e ações realizadas pelo NIC.br e CGI.br para promover o uso seguro, consciente e responsável da Internet. Além disso, a Safernet Brasil divulgará os indicadores de 2021 dos canais de denúncia e de ajuda da entidade, contextualizando a importância do debate sobre internet segura no país.

A Safernet recebe e processa denúncias de violações de direitos humanos na Internet e encaminha ao MPF. Em 2021, os dados mostraram que em 2020 – primeiro ano de pandemia e das medidas de distanciamento social – houve uma explosão de denúncias de pornografia infantil e outros crimes.

Programação

Pela manhã, haverá um painel internacional, com a moderação de Fabio Senne (Cetic.br|NIC.br) e a participação de representantes dos cinco continentes, sobre inclusão digital, cidadania e protagonismo dos jovens durante a pandemia, que tornou ainda mais urgente a educação para o uso seguro e responsável da Internet como condição para realizar atividades cotidianas, desde estudos até o acesso a serviços públicos básicos. A Safernet representará o Brasil nesse painel falando sobre o projeto Cidadão Digital.

À tarde, um painel debaterá Educação e Cidadania Digital no futuro 4.0, com a participação de representantes das secretarias estaduais de educação e do Ministério de Ciência e Tecnologia, refletindo sobre a importância da segurança digital no mundo do trabalho em transformação, com tecnologias disruptivas como a Inteligência Artificial e Internet das Coisas. Também participam deste painel a coordenadora da pesquisa TIC Educação no Cetic.br|NIC.br, Daniela Costa, e Kelli Angelini, consultora do NIC.br e autora de guias sobre o uso mais seguro e responsável da Internet para diversos públicos. Haverá ainda a conferência magna de encerramento do Dia da Internet Segura, ministrada pelo diretor-executivo do Instituto Nupef, Carlos Afonso, e moderação de Demi Getschko (NIC.br).

Saiba mais

O Safer Internet Day é uma data global celebrada desde 2004 e é uma iniciativa das redes Insafe-INHOPE e da Comissão Europeia. No Brasil, a data é celebrada desde 2009 sob a coordenação da Safernet Brasil, que integra a rede INHOPE e é parceira da Rede Insafe para a região, e do NIC.br e CGI.br na correalização dos eventos HUB ao longo desses anos. O evento atual conta com o patrocínio da Meta, Google, Youtube, Tik Tok, Twitter e Vivo.

Fonte: site do MPF.