A solenidade de abertura da Assembleia Legislativa do Ceará contou com as presenças do governador, da vice, de deputados e secretários de Governo. Foto: Miguel Martins.

Em solenidade com as presenças do governador Camilo Santana, deputados e secretários estaduais, foram retomados, na manhã desta quarta-feira (02/2), os trabalhos da Assembleia Legislativa do Ceará. Em entrevista coletiva, o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), explicou que 2022 será mais um ano marcado pelo diálogo entre Parlamento e população, tendo em vista as melhores decisões para o povo cearense.

“Seguiremos com nosso trabalho no Parlamento, sempre orientados pelos protocolos sanitários determinados pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia de Coronavírus, formado pelo Poder Executivo, parlamentos e sociedade civil”, disse Leitão. No entanto, o retorno dos trabalhos da Casa se dará com redução no número de pessoas que devem comparecer à sede do Poder Legislativo, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Evandro Leitão ressaltou que as condições da pandemia e as normatizações acerca dos protocolos sanitários aplicados na Assembleia durante este período de alta nos casos de Covid-19 “serão semanalmente revistos, avaliados e adaptados, conforme o caso”. Ainda de acordo com ele, o primeiro dia de trabalho, nesta quarta-feira (02/2), foi conduzido seguindo essas normatizações, definidas esta semana pela Mesa Diretora e Colégio de Líderes, em consonância com o que foi definido pelo Comitê.

Muitos deputados compareceram à Casa Legislativa, alguns, porém, preferiram acompanhar a solenidade de abertura dos trabalhos através de videoconferência. Nas rodas de conversas entre parlamentares e gestores do Estado um dos assuntos principais era o pleito eleitoral de outubro próximo.