Deputado Delegado Cavalcante quer estimular a captação de doadores de plaquetas sanguíneas. Foto: ALECE.

Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará o projeto de Lei 641/21 que estende, para cidadãos doadores de sangue, devidamente registrados nos Hemocentros e Bancos de Sangue de Hospitais do Estado do Ceará, a isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos estaduais.

A matéria tem autoria do deputado Delegado Cavalcante (PTB).

O benefício será adquirido apenas se a pessoa comprovar o mínimo de duas doações dentro de um período de um ano. A proposição, caso aprovada, muda a redação da Lei Estadual nº 12.559/95.

A proposição tem caráter social e tem como objetivo incentivar a doação de plaquetas em todo território estadual e, ao mesmo tempo, abastecer os Centros de Hematologia e Hemoterapia, garantindo o atendimento hospitalar de pessoas que necessitem desse tipo específico de componente sanguíneo“, justifica Cavalcante.

Ademais, o deputado ressalta a importância simbólica da doação de plaquetas, destacando a execução de campanhas locais e nacionais, a fim de estimular a população e captar novos doadores.

Importante reiterar que não há substituto ao sangue, a única maneira de obtê-lo é por meio da doação voluntária. Do mesmo modo, a doação voluntária de plaquetas representa ato de solidariedade àquele que precisa de transfusão ou de transplante. Por isso, há necessidade de captar o maior número possível de doadores voluntários para aumentar as chances de quem precisa encontrar um doador compatível“, aponta.