Governador apresentou registro do cadastro de vacinação de dois dos seus filhos. Foto: Reprodução/Facebook.

Durante a última “live” do ano de 2021 realizada nesta terça-feira (28) em suas redes sociais, o governador Camilo Santana destacou a importância da vacinação contra a Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos.

O chefe do Poder Executivo do Ceará criticou a atitude de representantes do Governo Federal, que segundo ele, estariam tentando dificultar a imunização deste setor da sociedade brasileira. A expectativa é de que este público comece a ser imunizado a partir de janeiro próximo.

“É importante que as pessoas se vacinem. Quem acha que a pandemia acabou, está enganado. Tomem a segunda dose, tomem a dose de reforço. É fundamental para lhe proteger”, disse Camilo. Segundo ele, os casos de Covid têm aumentado pelo mundo, mas os sintomas, na maioria das vezes, são leves. “Isso mostra a importância da vacina. Quem está precisando de internação ou chegando a óbito é porque não se vacinou ou não tomou todas as doses”, apontou.

Camilo também solicitou que as pessoas evitem aglomeração e que utilizem máscara, mesmo aquelas que foram vacinadas. “Este alerta é importante, porque a gente não sabe o que pode acontecer. Só tenho um objetivo que é proteger meus irmãos e irmãs cearenses. Precisamos usar máscara, se vacinar e evitar as aglomerações de fim de ano”, disse.

Sobre a vacina em crianças de cinco a 11 anos, o governador destacou ser um absurdo que o Governo Federal tenha se posicionado, inicialmente, contra a vacinação deste público. Em seguida, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou em solicitar prescrição médica para início da vacinação.

“Na realidade, tudo era para dificultar, até porque o mundo todo está vacinando. A própria Anvisa já tinha aprovado a vacina, que é diferenciada para as crianças, e o Governo Federal coloca dificuldade. Eu me coloquei à disposição para comprar a vacina da Pfizer, o STF tomou decisão de garantir a vacinação de crianças e o Conselho de Secretários de Saúde do Brasil também se posicionou”, lembrou.

Camilo Santana revelou que já realizou o cadastro dos dois filhos, que têm menos de 11 anos, destacando que na maioria dos casos as crianças infectadas com o novo coronavírus não apresenta sintoma, podendo levar a doença para dentro de casa. “O Governo Federal voltou atrás e já disse que vai iniciar a vacinação em janeiro. Espero que em janeiro a gente já possa iniciar a vacinação das crianças no Ceará”, acrescentou.

Ademais, o governador pontuou a respeito dos novos concursos que o Estado lançará em 2022 para a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace); Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA); Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS); Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Metrô de Fortaleza (Metrofor). Ele também disse que irá convocar os aprovados no concurso da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará (Ematerce) ocorrido em 2019.

Por fim, o chefe do Executivo cearense também disse que haverá provas para professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Vale do Acaraú (UVA).

O governador Camilo Santana comenta sobre a realização de novos concursos: