Anúncio foi feito pelo governador na manhã desta sexta-feira (26) ao lado do secretário de Saúde, Marcos Gadelha. Foto: Reprodução/Facebook.

Após reunião do comitê que delibera sobre o decreto estadual de enfrentamento à pandemia de Covid-19, na manhã desta sexta-feira (26), o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou que estão proibidas neste ano as grandes festas de Réveillon. O chefe do Executivo já havia se posicionado no início da semana contra este tipo de evento, bem como afirmou ser contrário aos festejos de Carnaval no próximo ano.

A decisão do comitê vem no mesmo dia em que uma nova variante do novo coronavírus foi descoberta na África do Sul. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), inclusive, recomendou que os brasileiros evitem viagens para o continente africano. No Ceará, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, declarou, ainda na noite de quinta-feira (25), que o Município não realizará Réveillon ou festas de Carnaval.

Ainda de acordo com a determinação do comitê de enfrentamento à pandemia, os estabelecimentos que ainda mantêm restrição de capacidade, como cinemas, academias e teatros, poderão funcionar com 100% de público, desde que exijam o passaporte de vacinação, juntamente com documento com foto para comprovação do passaporte.

“Os números de casos e óbitos mantêm estabilidade, e o processo de vacinação segue avançando no Ceará. Temos acompanhado aumento de casos em alguns países, e precisamos evitar que o mesmo ocorra aqui no estado. Seguimos priorizando de forma absoluta a vida, e buscando todas as formas de acelerar a retomada da economia, sempre com muita prudência e seguindo a ciência”, disse Camilo Santana em suas redes sociais.

Veja a fala do governador Camilo:

Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará projeto de Lei de autoria da deputada Dra. Silvana (PL) proibindo a realização do Réveillon no Estado neste ano. Outra proposta, do deputado Apóstolo Luiz Henrique (PP), proíbe os festejos de Carnaval em 2022. A maioria dos parlamentes na Casa é contra esses eventos.