Wellington Sabóia (PMB) solicitou ao Procon Fortaleza que notifique as empresas para que atuem na garantia dos direitos dos consumidores da cidade. Foto: CMFor.

O vereador Wellington Sabóia (PMB), como membro da Comissão de Direito e Proteção do Consumidor da Câmara Municipal de Fortaleza, requereu que o Procon da Capital notifique todas as empresas de telefonia móvel, que oferecem serviços na capital cearense.

De acordo com o parlamentar, golpes estão sendo realizados via telefones celulares sem que as detentoras da tecnologia façam algo para garantir a segurança de dados dos consumidores.

O assunto ganhou destaque após fortalezenses reclamarem de ligações telefônicas originadas do próprio número, o que aconteceu, inclusive, com figuras da política local.

Sobre o assunto, segundo Saboia, as operadoras de telefonia têm orientado apenas a rejeição das ligações suspeitas.

O parlamentar também solicitou apoio dos demais vereadores, levando em consideração a segurança digital da sociedade.

Sabóia pontuou a necessidade desse esclarecimento ser urgente, a fim de tranquilizar os cidadãos. Para ele, a tática de vazamento de dados pessoais e bancários, por meio de equipamentos eletrônicos, fragiliza os consumidores, sobretudo os idosos, que são vítimas dos estelionatários.