Bruno Mesquita tem um filho autista e é um dos que lutam por políticas públicas para esse segmento social. Foto: CMFor.

Tema pouco comentado em legislaturas passadas, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo, ganhou protagonismo nas discussões da Câmara Municipal de Fortaleza na atual Legislatura.

Isso se deve, principalmente, pelo fato de alguns parlamentares terem em suas famílias casos de pessoas com o transtorno.

O maior conhecimento do assunto também levou que cidadãos passassem a cobrar mais dos parlamentares ações que visem a melhoria da vida dessas pessoas.

Atualmente, pelo menos 28 projetos com este tema tramitam na Câmara Municipal de Fortaleza. No início do ano um pacote com matérias tratando do TEA já foi aprovado. Algumas dessas matérias, inclusive, já foram sancionadas pelo prefeito Sarto.

Os vereadores Márcio Martins (PROS), Bruno Mesquita (PROS), Eudes Bringel (PSB) e Professor Enilson (Cidadania) são alguns dos parlamentares que têm levantado a bandeira do autismo na Casa Legislativa, visto que possuem filhos e parentes autistas.

De acordo com Bruno Mesquita, o tema passou a ficar comum com a chegada da tecnologia e advento de profissionais que passaram a alertar pais e responsáveis sobre o assunto.

“Antigamente, a desinformação era grande e as famílias não sabiam que tinham pessoas com autismo. Agora, o autismo ganhou a bandeira de que precisa ser mais lembrado. Eu, como pai de autista, procuro me informar e tento buscar políticas públicas onde essas crianças e jovens possam ter atendimento necessário, com crescimento para que possam evoluir”, afirmou.

O vereador destacou que, além das propostas pensadas por ele e sua assessoria, também há a contribuição das famílias com as quais se relaciona por conta do autismo do filho. “Sou um dos que lutam pela bandeira do autismo na Câmara. Luto para tentar fazer com que o poder público chegue até às famílias que sentem a dor pela falta de serviços essenciais”, disse.