Bolsonaro, acompanhado dos ministros da Defesa, Braga Neto; e do vice-presidente, Hamilton Mourão, na Esplanada dos Ministérios. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta terça-feira (07/9) de ato a favor do governo, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os manifestantes também levavam cartazes em defesa do voto impresso e contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro ficou no local por cerca de meia hora e discursou em um carro de som, acompanhado de ministros. Em seu discurso, o presidente , mais uma vez, com tem feito diariamente, ameaçou o Supremo Tribunal Federal, especialmente o ministro Alexandre de Moraes, e prometeu não aceitar medidas, ações ou sentenças que venham do que chamou de “fora das quatro linhas da Constituição”.

“Nós não mais aceitaremos que qualquer autoridade, usando a força do poder, passe por cima da nossa Constituição. Não mais aceitaremos qualquer medida, qualquer ação ou qualquer sentença que venha de fora das quatro linhas da Constituição”, disse, do alto do carro de som.

“Nós também não podemos continuar aceitando que uma pessoa especifica da região dos três Poderes continue barbarizando a nossa população. Não podemos aceitar mais prisões políticas no nosso Brasil. Ou o chefe desse Poder enquadra o seu ou esse Poder pode sofrer aquilo que nós não queremos, porque nós valorizamos, reconhecemos e sabemos o valor de cada poder da República”, ameaçou.

“Nós todos aqui na Praça dos Três Poderes juramos respeitar a nossa Constituição. Quem age fora dela se enquadra ou pede para sair”, acrescentou o presidente.

Bolsonaro disse que nesta quarta-feira (08/9) terá reunião com ministros e também com os presidentes da Câmara, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, e do STF, Luiz Fux. “Com esta fotografia de vocês [das manifestações de hoje], vou mostrar pra onde nós todos devemos ir”, disse aos apoiadores.

E reforçou a ameaça golpista: “Temos em nossa bandeira escrito ‘ordem e progresso’. É isso que nós queremos. Não queremos ruptura. Não queremos brigar com Poder nenhum. Mas não podemos admitir que uma pessoa turve a nossa democracia. Não podemos admitir que uma pessoa coloque em risco a nossa liberdade”, disparou.

“Esse retrato que estamos tendo nesse dia não é de mim, nem de ninguém em cima desse carro de som. Esse recado é de vocês. É um comunicado. É um ultimato para todos que estão na Praça dos Três Poderes — inclusive eu, presidente da República — para onde devermos ir. Cada um de nós deve se curvar à nossa Constituição Federal. Nós temos essa obrigação. Se queremos a paz e a harmonia, devemos nos curvar à nossa constituição”, acrescentou.

No fim da manhã, o presidente embarcou para São Paulo, onde participou de ato na Avenida Paulista. Após o discurso do presidente, os manifestantes começaram a deixar a Esplanada.

De acordo com a Polícia Militar do DF, uma pessoa foi detida, por portar drogas e quatro celulares. Outro flagrante foi registrado atrás do Ministério da Economia, por porte de drogas e de arma branca. A pessoa assinou Termo de Compromisso e foi liberada. A PM encontra-se com efetivo em toda a área central da capital, monitorando a movimentação dos manifestantes contra o governo e pró-governo. Pela manhã, também houve atos contra o presidente, em Brasília.

Fontes: Agência Brasil e site ConJur.