Isolado na CPI, Soldado Noelio teve um requerimento rejeitado pelo colegiado. Foto: ALECE.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Associações Militares em funcionamento na Assembleia Legislativa do Ceará, se reuniu, extraordinariamente, na tarde desta quarta-feira (08/9) para discutir e votar requerimentos na pauta de votação.

Foram aprovados quatro requerimentos de convites a dirigentes de entidades para prestar informações e pedidos de informações a órgãos.

Entre as solicitações aprovadas, uma do relator, deputado Elmano Freitas (PT), solicita ao controlador geral dos órgãos de disciplina e segurança do Ceará todos os processos disciplinares que tenham como parte policiais militares e bombeiros, motivados por suspeita de participação em motins no ano de 2020.

Os outros três requerimentos aprovados são de autoria do deputado Soldado Noelio (Pros): um solicita que sejam convidados os presidentes de seis associações militares com a finalidade de prestar informações; aprovado com subscrição dos deputados Queiroz Filho (PDT), Elmano Freitas (PT) e Marcos Sobreira (PDT).

As entidades são: a Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (ASSOF), Associação dos Subtenentes e Sargentos PM/BM do Estado do Ceará (ABSS), Associação de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (ASPRAMECE), Associação das Praças do Estado do Ceará (ASPRA-CE), Associação dos Profissionais de Segurança (APS) e Associação das Praças da Região do Cariri (ASPRAC).

Outro requerimento pede à Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) cópia de todos os termos de convênios firmados entre o Estado do Ceará e as Associações Militares. A solicitação foi subscrita pelos deputados Queiroz Filho (PDT), Elmano Freitas (PT), Marcos Sobreira (PDT) e a deputada Augusta Brito (PCdoB).

Também foi aprovada a solicitação à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) de cópias de todas as atas oriundas das reuniões entre as associações e/ou entidades classistas com o titular da secretaria que tiveram como pauta a melhoria salarial e promoção dos militares.

O encontro do colegiado foi marcado por bate-boca entre o relator, Elmano de Freitas (PT) e o opositor Soldado Noelio (PROS), que insiste em dizer que os trabalhos do grupo têm como objetivo atacar policiais e bombeiros do Estado.

Veja a fala do deputado Noelio:

Noelio apresentou um requerimento solicitando informações sobre o número de assassinatos ocorridos no Ceará entre 2010 e agosto de 2021. No entanto, o pedido foi rejeitado com cinco votos contrários e apenas um favorável.

Durante a discussão, o deputado Elmano de Freitas reiterou ser contrário à politização da Polícia, destacando a necessidade de separar os maus policiais dos bons.

“Não serve política querendo entrar na polícia. Imagine no dia em que o policial achar que não ganha bem e mandar fechar o comércio. O que o comerciante tem com isso? Nada. E isso foi feito no Ceará”, lembrou.

Veja a fala do deputado Elmano Freitas, relator da CPI:

Segundo Elmano, a CPI foi sugerida em 2019 e contou com assinatura de Soldado Noélio. “Temos uns 20 mil policiais e menos de 500 estão em processo por motim. Estamos separando o joio do trigo. Conte conosco pra defender a Polícia Militar”, destacou Elmano.

A deputada Augusta Brito (PCdoB) lamentou o aumento no número de mortes de mulheres durante o motim de 2020. Segundo ela, filhos, mães e pais sofreram durante aquela paralisação, quando registrou-se um aumento de mais de 400% no número de execuções femininas no Estado.

Soldado Noélio, por sua vez, insistiu no discurso de que o Governo estaria perseguindo a Polícia. “No Ceará se fala grosso contra policial e contra bandido se fala manso. No caso da cidadã assassinada recentemente dentro de um shopping tinha um indivíduo entre os assaltantes que tinha sido preso em dezembro de 2020 e estava solto”, reclamou.

Quanto a isso, Elmano destacou que a Casa ou os membros da CPI não teriam qualquer ingerência, já que foi uma decisão judicial. Segundo o parlamentar, o governador Camilo Santana equipou a Polícia Militar do Ceará e garantiu melhorias no salário dos policiais.

Após embate entre as partes, o presidente do colegiado, Salmito Filho (PDT), encerrou os trabalhos do dia e convocou reunião ordinária para a próxima terça-feira (14).

Participaram da reunião da CPI: deputado Salmito (PDT), presidente do colegiado; Queiroz  Filho (PDT), vice-presidente; Elmano Freitas (PT), relator;  Soldado Noelio (Pros); Romeu Aldigueri (PDT); Augusta Brito (PCdoB) e Marcos Sobreira (PDT).

Com informações da Ascom/ALECE.