O presidente da Câmara Municipal, o vereador Antônio Henrique (PDT), destacou o empenho de seus pares para aprovar matérias de interesse da população. Foto: CMFor.

Os vereadores de Fortaleza retomaram, durante solenidade presencial, na manhã desta segunda-feira (02/8), os trabalhos do segundo semestre deste ano. O presidente da Câmara Municipal, o vereador Antônio Henrique (PDT), destacou o empenho de seus pares para aprovar matérias de interesse da população, destacando que a Casa Legislativa estará mais próxima da população durante os próximos meses, com a abertura de novos equipamentos com a diminuição dos efeitos da pandemia de Covid-19 .

O prefeito Sarto, que havia confirmado presença no evento, desmarcou de última hora sua participação. Compareceram à Câmara Municipal o secretário de Cultura, Elpídio Nogueira (PDT), irmão do prefeito; e o coordenador especial de Articulação Política, Ésio Feitosa.

A Assembleia Legislativa do Ceará, também por imposição constitucional, deveria ter iniciado os trabalhos deste segundo semestre nesta segunda-feira (02/8). Segundo deputados, só na próxima quinta-feira (05/8) haverá sessão na Assembleia.

“Estamos retornando oficialmente os trabalhos na Câmara e quero dizer que estou bastante otimista com o retorno dos trabalhos desta Casa, sabendo que durante o primeiro semestre demos uma grande contribuição à cidade de Fortaleza nas matérias aprovadas e discussões travadas neste plenário”, disse Antônio Henrique no pronunciamento de abertura das atividades legislativas.

Veja trecho do pronunciamento do presidente Antônio Henrique:

Segundo ele, os vereadores retornam às atividades “com mais força e energia”, visto o compromisso que firmaram com a população. O chefe do Legislativo Municipal destacou que no primeiro semestre foram aprovadas mais de 5 mil proposituras, como as que versaram sobre o socorro fiscal, congelamento das passagens de ônibus, o programa de proteção alimentar, distribuição de cestas básicas e apoio aos profissionais da cultura.

“Foram muitos os projetos que essa Casa aprovou em prol da nossa gente, demonstrando nossa preocupação com cada um dos fortalezenses”, ressaltou. Para o segundo semestre, Henrique destacou que será reinagurado a Central de Cidadania, que oferecerá serviços como emissão de RG, CPF, atestado de antecedentes criminais, carteira de estudante, cartão de gratuidade infantil, bilhete único e cartão do idoso.

“Queremos aproximar ainda mais a nossa população aos trabalhos desta Casa, afinal esta é a Casa do Povo e é assim que tem que ser vista pelo povo” – (Antônio Henrique)

As sessões ordinárias da Câmara Municipal serão retomadas somente na quarta-feira (04), de forma híbrida, ainda que o Plenário Fausto Arruda tenha sido equipado para receber todos os 43 vereadores que compõem a Casa Legislativa. O espaço, porém, deve se manter restrito apenas para participação dos parlamentares. Assessores, imprensa e população em geral estão proibidos de adentrar o plenário.

Durante discurso, Antônio Henrique destacou, ainda, a distribuição de doses de vacinas em Fortaleza, que hoje atingiu a marca de 2 milhões de imunizantes oferecidos à população. Segundo ele, a Frente Parlamentar pela Imunização tem realizado acompanhamento de perto da vacinação na Capital.

“Ainda no segundo semestre vamos alcançar o patamar ideal para nossa população e logo superaremos essa crise. As pessoas vão poder andar sem máscara, as crianças poderão ir para a escola e a economia voltar a girar. Mas isso, só se cada um fizer sua parte. Nós, vereadores de Fortaleza, estamos conscientes da nossa tarefa. Vamos superar este momento”, destacou.

Presidente Antônio Henrique tem esperanças que a pandemia logo passe: