Hospital Leonardo Da Vinci com capacidade para 230 leitos. Foto: ASCOM/SESA.

No último fim de semana, um nota publicada em rede social dos antigos donos do Hospital Leonardo Da Vinci, desapropriado pelo Governo do Estado, motivou manifestações de alguns integrantes da oposição ao Governo Camilo Santana, protestando contra o ato do governador.

O próprio Governo do Estado também publicou nota oficial sobre o assunto confirmando e justificando a desapropriação, além de afirmar já ter sido pago pelo imóvel a importância pouco superior a R$ 40 milhões.

Imagem: Reprodução/Redes sociais.

Imagem: Reprodução/Gov.CE.

Osoposicionistas que aceitaram o argumento dos antigos donos do imóvel, só com o objetivo mesmo de fazer por fazer oposição, protestaram veemente, entrando no lobby que já vem de alguns anos, desde quando o hoje Hospital Leonardo Da Vinci era transformado de imóvel residencial para equipamento hospitalar, ainda desde o Governo Cid Gomes.

O processo desapropriação do Leonardo Da Vinci, meio comum de aquisição de bens imóveis pelas administrações municipais, estaduais ou federal, pelo que muitos conhecem, agrada aos seus anteriores donos.

A questão é quanto ao valor do pagamento da desapropriação. Talvez por não saber desse detalhe os oposicionistas protestaram.

Ainda em novembro e dezembro de 2020, este Blog publicou matérias relacionadas com as aquisições tanto do Hospital Leonardo Da Vinci, quanto o Hospital São Lucas no Município de Crateús, inclusive publicando na íntegra Decreto do governador Camilo Santana, retirando dinheiro antes definido no Orçamento daquele ano para a Segurança Pública, no setor da Polícia Civil, para pagar pelos dois equipamentos.

Governo do Ceará anuncia compra do Hospital Geral de Crateús; os recursos saíram do Orçamento da Polícia Civil

Do Orçamento da Polícia Civil saíram os recursos para compra dos hospitais Leonardo Da Vinci e São Lucas

Há aproximadamente 10 anos os antigos proprietários do prédio, hoje denominado de Hospital Leonardo Da Vinci, tentam vender o imóvel para a Prefeitura de Fortaleza ou para o Governo do Estado. Os lobistas que atuaram na época, com todo o peso político e no meio da sociedade cearense, não obtiveram sucesso.