Vice-prefeito eleito de Crateús, Dr. Nenzé; prefeito de Crateús, Marcelo Machado; governador Camilo Santana; secretário da Saúde, Dr. Cabeto; e assessora especial do Governo, Janaína Farias. Foto: Carlos Gibaja/Gov/CE.

O governador Camilo Santana (PT) anunciou na manhã deste sábado (19) a aquisição de mais um hospital que passa a integrar a rede estadual de saúde. O Governo do Estado está comprando o Hospital Geral de Crateús, unidade hospitalar filantrópica administrada pela Associação São Camilo desde 2011.

O dinheiro para comprar esse equipamento, bem como o hospital Leonardo Da Vinci em Fortaleza, saiu do orçamento destinado à Segurança Pública, especificamente da Polícia Civil. Veja matéria sobre o assunto:

Do Orçamento da Polícia Civil saíram os recursos para compra dos hospitais Leonardo Da Vinci e São Lucas

“A aquisição do hospital faz parte do nosso processo de regionalização da saúde”, disse o governador em postagem nas redes sociais.

“Crateús contará com um hospital-polo para atender não apenas o município, mas toda a região. Além das unidades de Fortaleza, temos os hospitais regionais Norte (Sobral), do Cariri (Juazeiro do Norte), do Sertão Central (Quixeramobim) e, em breve, será entregue o do Vale do Jaguaribe (Limoeiro do Norte)”, escreveu Camilo Santana.

O decreto que torna a área do hospital de utilidade pública foi assinado na noite de sexta-feira (18), quando o governador esteve acompanhado do secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto; do prefeito de Crateús, Marcelo Machado; do vice-prefeito eleito, Dr. Nenzé; e da assessora especial do Governo, Janaína Farias.

Arte: Ascom/Gov.CE

O Hospital Geral de Crateús tem 155 leitos, incluindo 10 leitos de UTI instalados pelo Governo do Estado para tratamento de pacientes com a Covid-19, e que permanecerão no local para atender a população após a pandemia.

No hospital também serão realizados gratuitamente diversos tipos de consultas e exames. “Temos trabalhado muito para aumentar nossa rede de saúde e melhorar as condições de atendimento para os cearenses”, enfatizou o governador Camilo Santana.

Para o governo, uma das ações que se mostram mais eficazes, especialmente durante esse período de pandemia, é a descentralização das unidades hospitalares.

Hospital Leonardo Da Vinci

Em novembro passado o governador Camilo Santana comunicou a aquisição do Hospital Leonardo Da Vinci junto à iniciativa privada. Com capacidade para funcionar até 230 leitos, o equipamento cumpre papel no tratamento de pessoas com Covid-19 e já está contribuindo também para reduzir a fila de cirurgias eletivas, com previsão para 800 procedimentos mensais.

Com informações da Ascom/Gov/CE.