Em Fortaleza os idosos são vacinados dentro dos veículos. Foto: Marcos Moura/Ascom/PMF.

O Governo do Estado deverá disponibilizar veículos de sua propriedade, da administração direta ou indireta, para auxiliar a Secretaria Estadual de Saúde e as secretarias municipais de saúde, no cronograma e programação de vacinação de pessoas idosas, pessoas com dificuldade de locomoção ou de mobilidade reduzida, e ainda da população em situação de vulnerabilidade.

Este é o teor do projeto de Lei 74/2021 de autoria do deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), que tramita na Assembleia Legislativa do Ceará.

A matéria determina ainda que poderão os municípios solicitar os veículos das forças policiais, empresas, órgãos e secretarias estaduais, priorizando os automóveis de uso administrativo, vedada a solicitação dos veículos de patrulhamento ostensivo, preventivo e de resgate.

“Os municípios possuem sua própria rota de vacinação, inclusive com o cadastramento das pessoas que necessitam de um olhar especial e mais célere no programa de vacinação. São muitos os cearenses e as cearenses com mobilidade reduzida ou dificuldade de locomoção, e ainda, a população em situação de vulnerabilidade que poderão ser atendidos com maior urgência”, justifica o parlamentar.

Recentemente, a Prefeitura de Fortaleza anunciou parceria com taxistas e motoristas de aplicativos para realizar o transporte de idosos para os locais de vacinação.